20 SET 2024 | ATUALIZADO 22:22
MOSSORÓ
Hermes Castro
22/07/2015 07:42
Atualizado
14/12/2018 07:54

Mossoró supera todas as capitais do Nordeste com IDEB

Segundo o último resultado do IDEB divulgado pelo MEC, Mossoró obteve médias superiores à todas as capitais nordestinas e média nacional para a educação fundamental.
Raul Pereira / SECOM

O município de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte supera as capitais dos nove estados do Nordeste no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Nessa última edição do IDEB, Mossoró obteve as seguintes médias: para o 5º Ano - 5,1 (meta projetada era 4,3) e para o 9º Ano - 4,4 (meta projetada era 4,0).

Se comparado a com às médias nacionais, Mossoró aparece na frente. Para o 5º ano a nota alcançada na capital do oeste do RN foi 4,9 superando a meta nacional que era de 4,5.

Já para o 9º ano, a média conquistada pelas escolas no Brasil foi de 3,8 (meta esperada: 3,9). Já as escolas de Mossoró conseguiram média 4,4 e tinham como meta 4,0.

"Os resultados oficiais do IDEB, referente aos últimos levantamentos na educação de nossa cidade, mostra que Mossoró está no rumo certo. Investimos 34% do orçamento em educação no ano passado e isso tem feito toda a diferença e os resultados estão aí para comprovar", comemorou o prefeito Francisco José Júnior.

"Se você olhar para os números, Mossoró vem se destacando na Educação, Saúde e Segurança, que é o tripé básico para qualquer administração. Isso não sou eu que estou dizendo, são números oficiais que comprovam que nessas áreas, nossa cidade está bem a frente de todas as capitais do Nordeste", continua o gestor municipal.

Fazendo um comparativo com os resultados obtidos pelas capitais nordestinas, o MOSSORÓ HOJE elaborou a tabela a seguir, mostrando o excelente desempenho atingido pela cidade de Mossoró:


As escolas municipais de maiores destaques para o 5º ano foram: Escola Municipal Professor Manoel Assis (média: 6,6), Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho (média: 6,5) e Escola Municipal Rotary (média: 6,4).

Já para as séries finais do Ensino Fundamental, os melhores índices ficaram por conta da Escola Municipal Rotary (média: 6,1), Escola Municipal Professor Manoel Assis (média: 5,4) e Colégio Evangélico Leôncio José de Santana (média: 4,7).

"Se compararmos os resultados das nossas três escolas melhores colocadas em cada prova, teremos uma média muito superior a média nacional, que foi de 5,2 para o 5º ano e 4,2 para o 9º ano. Isso por si só já nos deixa muito feliz e nos deixa com mais responsabilidade para continuar avançando na educação", afirma o gestor mossoroense.

“Mesmo o país enfrentando uma crise que afeta diretamente os municípios, estamos conseguindo avançar. Os resultados obtidos nos deixam ainda mais confiantes que estamos no caminho certo e fortalecem o nosso compromisso com o cidadão mossoroense. Mesmo em um período de dificuldades, estamos superando os desafios”, concluiu o prefeito.

Mossoró ainda conseguiu números expressivos quando se analisa os índices de atingimento de metas estabelecidas pelo Ministério da Educação. Segundo o INEP, para a avaliação nas séries iniciais do ensino fundamental, a cidade obteve apenas 9,3% das escolas que não chegaram às metas.


Para as séries finais do ensino fundamental, esse número chegou a 19,04% das escolas que não atingiram suas metas.

Para a secretária municipal de educação, professora Ieda Maria Araújo Chaves Freitas, "os resultados positivos que apontam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Mossoró, se deve especialmente à compreensão dos gestores municipais sobre a importância da educação para o desenvolvimento de uma sociedade".

A professora Ieda Chaves destaca ainda que essa política de educação para o município de Mossoró foi definida em função de objetivos, com estratégias muito bem delineadas e metas a serem atingidas.

"Logicamente que essas metas só são alcançadas por termos outros fatores que compõe essas estratégias que são a formação continuada de todos os profissionais de educação, não só dos professores, e o apoio pedagógico e com a melhoria da infraestrutura de apoio", afirma a secretária.

"Nesse sentido, essas estratégias estão sendo cumpridas, monitoradas em função da lei de responsabilidade educacional e por isso, os resultados tem sido positivos e melhores do que em outras cidades e estados vizinhos", concluiu Ieda.


Entenda como funciona o IDEB
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Esse indicador é usado como principal índice de qualidade da Educação Básica de uma Escola, da Cidade, do Estado e do País. E diante dos últimos resultados divulgados pelo INEP, em junho passado, o MOSSORÓ HOJE, realizou um levantamento completo sobre esses dados referente às Escolas Municipais de Mossoró.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário