29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
Da redação
10/05/2018 13:46
Atualizado
13/12/2018 14:05

Educação do RN lança aplicativo para registrar frequência dos servidores

"A iniciativa é muito positiva, porque realça a importância do servidor responsável com suas obrigações, tendo a oportunidade dele próprio controlar a sua frequência ao trabalho”, destacou a secretária Cláudia Santa Rosa.
Governo do RN

A Secretaria de Educação e Cultura do RN lançou na última segunda-feira (07) o aplicativo SigPonto, que registra a frequência de trabalho dos servidores. Desenvolvido pela equipe de tecnologia da SEEC em parceria com a empresa ESIG Software e Consultoria em TI, o aplicativo é financiado através de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, e foi aprovado na fase de testes.

Para a Secretária, Claudia Santa Rosa, o SigPonto é um avanço da Secretaria de Educação. “O aplicativo confere autonomia ao próprio servidor que informa com toda comodidade o seu ponto, sem burocracia, sem enfrentar filas, usando o seu próprio celular. A iniciativa é muito positiva, porque realça a importância do servidor responsável com suas obrigações, tendo a oportunidade dele próprio controlar a sua frequência ao trabalho”, disse.

Os testes do aplicativo foram realizados inicialmente, junto aos servidores do setor de Recursos Humanos da SEEC, por uma semana. “Depois disso a aplicação foi implantada gradualmente em todos os setores da Secretaria e, em seguida vamos também implantar nas escolas da rede estadual de ensino”, explica a Coordenadora de Tecnologia, Ana Paula Flor.

Para registrar a frequência, o servidor deve acessar o aplicativo usando a sua matrícula. Logo em seguida, será solicitada uma foto self instantânea para que a frequência seja registrada. Além da foto e do horário, a aplicação também cataloga as coordenadas de onde o procedimento foi realizado, pois só é possível bater o ponto em um raio de até 50 metros a partir do local de trabalho no qual o servidor está lotado. Ou seja, para os servidores da SEEC, por exemplo, a frequência só pode ser registrada dentro dos prédios que abrigam a Secretaria.

“Essa restrição dá mais segurança e autonomia ao processo de registro do ponto eletrônico, garantindo a funcionalidade e atestando a isonomia da aplicação”, comentou Ana Paula. A aplicação está disponível na plataforma Android, no GooglePlay.

Os dados coletados através do aplicativo são enviados para o SigPonto, que é um módulo do SigEduc, que registra informações sobre carga horária, frequência e observações cadastradas pelos gestores de cada setor. Em caso de ausência ou quando o servidor realizar atividades fora de seu local habitual de trabalho, deverá inserir observação no sistema para que o gestor decida sobre o abono ou não.

Para o servidor Abner Alan Canindé, auxiliar administrativo, considera a iniciativa interessante e demonstra que a Secretaria está atualizada com as novidades tecnológicas. “O aplicativo é novo e todos estão se familiarizando com ele. É bastante moderno e prático”, comentou Alan, que faz parte da administração pública desde 2000.

Nas situações eventuais em que o servidor esteja passando por problemas técnicos com seu aparelho celular ou não o esteja portando, ou não queira usá-lo, ainda será possível registrar a sua frequência. Um computador foi fixado na entrada da SEEC, próximo às catracas, para que os servidores desta unidade possam bater o ponto.

As Diretorias Regionais de Ensino e as escolas já foram orientadas a adquirirem uma câmera e acoplar a um computador caso não tenham notebook com câmera em suas unidades para suprir a impossibilidade de uso do aplicativo.

Mais aplicativos

Esse é o quarto aplicativo desenvolvido pela equipe da CETIC desde setembro de 2017. Para trazer mais comodidade à vida de pais e alunos da rede estadual de ensino, a SEEC lançou o SigEduc Familiar que permite aos pais de alunos matriculados em escolas estaduais o acompanhamento da vida escolar de seu filho pelo celular. O aplicativo mostra notas, disciplinas ministradas em sala de aula e a frequência do aluno.

Matrícula Escolar RN foi outra aplicação lançada no último mês de janeiro pela SEEC, como uma das plataformas para realização da matrícula de estudantes na rede estadual de ensino. Os dois aplicativos podem ser baixados gratuitamente na loja virtual Google Play.

O Projeto #QueroAprender também ganhou um aplicativo. Através dele são disponibilizados para os estudantes conteúdos 24h e ferramentas digitais para auxiliá-los nos estudos complementares à sala de aula. Diversas turmas virtuais divididas por disciplinas são oferecidas pelo projeto.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário