20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
MOSSORÓ
Da redação
05/07/2018 07:10
Atualizado
14/12/2018 07:05

Grupo Itagrês promete reabrir Porcellanati em dezembro e gerar 500 empregos em Mossoró

A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mossoró nesta quarta-feira, 4, após reunião da prefeita Rosalba com executivos do grupo, que é dono da Porcellanati.
Secom Prefeitura de Mossoró
A diretoria empresa catarinense Itagrês confirmou nesta quarta-feira, 4, a reabertura da fábrica para dezembro deste ano e a retomada do investimento no município de Mossoró. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mossoró no site institucional.

A construção da Porcelanati, do grupo Itagrês, em Mossoro, começou em 2002. Depois desta data, passou até 2010 parada. Trata-se de um investimento público gigantesco. Só o BNDES emprestou mais de 70 milhões de dólares para comprar equipamentos e construir a estrutura.

O Governo do Estado e municipio entregaram água, luz, gas natural e um terreno numa área nobre e também deram isenção fiscal por um período de 10 anos, o que equivale, considerando o porte da empresa, a uma renúncia fiscal na ordem de 35 milhões de reais em de anos.

A contrapartida do grupo Itagres era tão somente gerar empregos na Porcelanati, mas foi o que aconteceu apenas por um curso espaço de tempo. A unidade fechou, deixando centenas de desempregados e muitos até hoje não receberam seus direitos trabalhistas.

A confirmação da reabertura da fábrica, segundo a Prefeitura, foi dada pelos executivos da empresa a prefeita Rosalba Ciarlini. O grupo Itagrês é dono da empresa Porcellanati, localizada na BR-304.

De acordo com Leandro Medeiros, gerente de planta, com a reabertura, a expectativa é da geração de 500 empregos, entre diretos e indiretos. Segundo ele, a seleção de pessoal inicia na segunda quinzena de agosto. “Teremos uma fábrica com mão de obra essencialmente mossoroense”, complementa.

O investimento para retomada da produção em Mossoró é de R$ 13 milhões, incluindo aquisição de novos equipamentos e revisão de máquinas já existentes. Com a reabertura da fábrica, a produção inicia em 14 janeiro de 2019, conforme cronograma anunciado, com a Itagrês em pleno funcionamento. “Nós já iniciamos todo o processo, ele é gradativo”, informa Murilo Bortoluzzi, diretor-presidente.

Após a reunião, uma comitiva fez uma visita técnica a unidade produtiva localizada na BR 304.

”A nossa expectativa é que a empresa volte a produzir para incentivar o desenvolvimento econômico, através da geração de emprego e renda. Estou muito feliz com essa reabertura da Itagrês. Mossoró anseia por esses empregos e pela importância produtiva da fábrica para o Município”, complementa a prefeita Rosalba Ciarlini.

O encontro contou ainda com as presenças dos secretários Abraão Padilha (Fazenda), Lahyre Neto (Desenvolvimento Econômico), Anselmo Carvalho (Consultor Geral), além da proprietária da empresa, Regina Bortoluzzi.

Com informações Prefeitura de Mossoró

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário