Grupo Itagrês promete reabrir Porcellanati em dezembro e gerar 500 empregos em Mossoró
A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mossoró nesta quarta-feira, 4, após reunião da prefeita Rosalba com executivos do grupo, que é dono da Porcellanati.
A diretoria empresa catarinense Itagrês confirmou nesta quarta-feira, 4, a reabertura da fábrica para dezembro deste ano e a retomada do investimento no município de Mossoró. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mossoró no site institucional.
A construção da Porcelanati, do grupo Itagrês, em Mossoro, começou em 2002. Depois desta data, passou até 2010 parada. Trata-se de um investimento público gigantesco. Só o BNDES emprestou mais de 70 milhões de dólares para comprar equipamentos e construir a estrutura.
O Governo do Estado e municipio entregaram água, luz, gas natural e um terreno numa área nobre e também deram isenção fiscal por um período de 10 anos, o que equivale, considerando o porte da empresa, a uma renúncia fiscal na ordem de 35 milhões de reais em de anos.
A contrapartida do grupo Itagres era tão somente gerar empregos na Porcelanati, mas foi o que aconteceu apenas por um curso espaço de tempo. A unidade fechou, deixando centenas de desempregados e muitos até hoje não receberam seus direitos trabalhistas.
A confirmação da reabertura da fábrica, segundo a Prefeitura, foi dada pelos executivos da empresa a prefeita Rosalba Ciarlini. O grupo Itagrês é dono da empresa Porcellanati, localizada na BR-304.
De acordo com Leandro Medeiros, gerente de planta, com a reabertura, a expectativa é da geração de 500 empregos, entre diretos e indiretos. Segundo ele, a seleção de pessoal inicia na segunda quinzena de agosto. “Teremos uma fábrica com mão de obra essencialmente mossoroense”, complementa.
O investimento para retomada da produção em Mossoró é de R$ 13 milhões, incluindo aquisição de novos equipamentos e revisão de máquinas já existentes. Com a reabertura da fábrica, a produção inicia em 14 janeiro de 2019, conforme cronograma anunciado, com a Itagrês em pleno funcionamento. “Nós já iniciamos todo o processo, ele é gradativo”, informa Murilo Bortoluzzi, diretor-presidente.
Após a reunião, uma comitiva fez uma visita técnica a unidade produtiva localizada na BR 304.
”A nossa expectativa é que a empresa volte a produzir para incentivar o desenvolvimento econômico, através da geração de emprego e renda. Estou muito feliz com essa reabertura da Itagrês. Mossoró anseia por esses empregos e pela importância produtiva da fábrica para o Município”, complementa a prefeita Rosalba Ciarlini.
O encontro contou ainda com as presenças dos secretários Abraão Padilha (Fazenda), Lahyre Neto (Desenvolvimento Econômico), Anselmo Carvalho (Consultor Geral), além da proprietária da empresa, Regina Bortoluzzi.