19 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:06
SAÚDE
Da redação
29/07/2015 12:04
Atualizado
13/12/2018 07:11

MPE e MPF pedem a intervenção na Fundação Dr Carlindo Dantas, em Caicó

Prefeito Roberto Germano conhece em Mossoró o modelo de intervenção judicial que deu certo na APAMIM que possibilizou a reabertura com sucesso do Hospital Maternidade Almeida Castro

O prefeito Roberto Germano, de Caicó, visitou hoje as instalações do Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, para conhecer o trabalho da intervenção judicial e os resultados deste trabalho objetivando o mesmo com a Fundação Hospital Dr. Carlindo Dantas, do Seridó.

Germano disse que o Ministério Público Estadual e Federal já solicitaram a Justiça Federal a intervenção da fundação, de Caicó, e indicaram que conhecesse o trabalho exitoso que está sendo realizado no Hospital Maternidade Almeida Castro, em Mossoró.

Em Mossoró, o Hospital Maternidade Almeida Castro está sendo gerida pela Junta de Intervenção federal com recursos do SUS (média de 850 mil/mês) e contrapartida da Prefeitura Municipal de Mossoró, que paga a folha dos médicos (R$ 580 mil).

A Junta de Intervenção federal assumiu o Hospital Maternidade Almeida Castro, através da APAMIM, em outubro de 2014. Na época, estava fechado, pela completa falta de estrutura, medicamentos e os profissionais com mais de 3 meses de salários atrasados.

Para reabrir os serviços, a Junta de Intervenção seguiu as recomendações do Ministério da Saúde, dentro do Programa Rede Cegonha, ou seja, abriu o Centro Cirúrgico, a Unidade de Gravidez de Risco, UTI Neo, Unidade de Internação Intermediária, Aleitamento materno e Mãe Canguru, reduzindo drasticamente os índices de morte materna na região.

Além da Maternidade, a Junta de Intervenção trabalha para reabrir o hospital em sua totalidade. O Centro Cirurgico com quatro salas, sem de recuperação pós-cirúrgica e ainda uma unidade de 34 leitos de Clinica Cirurgica foi o primeiro trabalho concluído.

Atualmente a Junta de Intervenção aguarda recursos para abrir a unidade de acolhimento e a UTI adulto. As obras físicas já foram concluídas. A outra obra que está concluída é uma área de aproximadamente 30 leitos para atendimentos particulares.

Atualmente, o Hospital Maternidade Almeida Castro também tem um moderno laboratório para exames de hematologia, exames de ultra-som e raio X atendendo a comunidade em geral através da regulação municipal via SUS. O prefeito Roberto Germano disse que gostou muito do trabalho de reestruturação realizado pela Junta de Intervenção.

Hospital abrirá em breve UTI adulto e infantil

Ainda no encontro, a secretária de Saúde de Mossoró, Leodise Cruz, afirmou que em breve o Hospital Maternidade Almeida Castro, que já realizou 2 mil partos só em 2015, abrirá, em breve, as Unidades de Terapia Infantil (UTI) pediátrica e adulto. “Em parceria com a junta interventora, já conseguimos atendimentos expressivos, que nos ajudam a melhorar o serviço à população e ainda implantar novos serviços. Em breve, UTIs adulto e pediátrica serão abertas. Um salto na saúde pública municipal”, comemora.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário