28 MAR 2024 | ATUALIZADO 17:57
ESTADO
Da redação
18/09/2018 15:43
Atualizado
14/12/2018 03:27

Detran abre Semana Nacional de Trânsito com blitz educativa na zona Sul de Natal

A intenção do Órgão foi de iniciar o dia levando aos condutores, ciclistas e pedestres a mensagem de segurança e respeito a vida no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) abriu a programação oficial da Semana Nacional do Trânsito (SNT) com uma grande blitz educativa realizada na manhã desta terça-feira (18), na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal.

A intenção do Órgão foi de iniciar o dia levando aos condutores, ciclistas e pedestres a mensagem de segurança e respeito a vida no trânsito. Para isso foi utilizado a trupe de teatro Três no Trânsito, que contribuiu com sua maneira irreverente levando informação através de paródias engraçadas e de encenações com foco na conscientização do cidadão, priorizando a obediência as normas determinadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a gentileza no tráfego e o respeito a vida.

Os técnicos do setor pedagógico da Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran abordaram os motoristas e esclareceram sobre a importância da SNT, que neste ano trabalho o tema “Nós somos o trânsito”. “É um momento onde concentramos e intensificamos as ações educativas para o trânsito no sentido de levar à população a importância, a seriedade e a responsabilidade de toda a sociedade na construção de um trânsito mais seguro e humano. Essa forma de agir e pensar traz um resultado positivo, onde todo o núcleo social é beneficiado, afinal quem faz o trânsito somos nós”, argumentou o diretor do Detran, Eduardo Machado.

Durante a blitz, os condutores receberam ainda informações sobre itens de segurança do veículo, documentação exigida para trafegar de maneira legal e segura, como também aspectos de boa conduta no trânsito onde o motorista, o ciclista e o pedestre possam interagir respeitando o limite de responsabilidade cada um.

As ações educativas do Detran vão continuar de maneira intensa durante todo o período da Semana Nacional de Trânsito, que iniciou hoje (18) e segue até próxima terça-feira (25). O Detran continua com a realização de novas blitzen educativas em outros pontos de grande movimento da capital, além de atuar ministrando palestras sobre a SNT nas escolas públicas estaduais e em empresas situadas em municípios do Rio Grande do Norte, a exemplo de Parnamirim, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos. O Detran também vai intensificar as ações de fiscalização de trânsito por meio da Operação Lei Seca e da Subcoordenadoria de Fiscalização do Órgão.

A SNT é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a criação de um ambiente favorável de valorização da vida, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos cidadãos no trânsito.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário