29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
04/08/2015 14:44
Atualizado
14/12/2018 07:08

Mossoró implementará serviço de emissão de atestado de óbito natural

O órgão deverá ser inaugurado em setembro deste ano. Uma capacitação dos profissionais começou nesta segunda (03)
Cedida/Prefeitura de Mossoró

Na primeira quinzena de setembro deste ano, Mossoró deverá finalizar a implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que será responsável por emitir os atestados de óbitos para as mortes de causas naturais. Atualmente, os atestados são emitidos por médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou de unidades hospitalares do município.

De acordo com o diretor do SVO, Cleber Viana, o serviço vai atuar na análise das causas de mortes naturais, e na emissão de atestados de óbitos. "Com essa análise, será possível fazer um levantamento das causas epidemológicas das mortes naturais em Mossoró e região, assim pode-se trabalhar na prevenção de doenças".

"Deixamos claro que nosso trabalho será feito somente nos casos em que a morte natural for constatada, exemplo, uma pessoa que vem a óbito dentro de casa, ou mesmo hospitalizada", explica Cleber.

Cleber Viana, explica que o serviço contará com cinco médicos patologistas, 10 técnicos de necropsia, 3 auxiliares de serviços gerais, 2 assistentes sociais, 1 digitadora e 1 técnica de laboratório de patologia. “Será um atendimento regionalizado, que abrangerá mais de 80 cidades do RN. Hoje, somente Natal possui esse serviço”, acrescenta.

Os profissionais que vão atuar no SVO começaram uma capacitação nesta segunda-feira (03). "São servidores cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde, que serão exclusivos para atuarem neste serviço", afirma Cleber.

A capacitação se dará da seguinte forma: durante todo o mês de agosto, os profissionais se dividirão de acordo com suas categorias. Neste primeiro momento do curso, participarão somente os técnicos em necropsia. Posteriormente, serão os auxiliares de serviços gerais, as assistentes sociais e as diretoras de unidade.

O Serviço de Verificação de Óbito é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Faculdade de Medicina. O SVO vai atender além de Mossoró, todas as cidades da Região Oeste do RN.

A secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, lembra que Mossoró será o primeiro município do estado a contar com um SVO custeado pelo Município. “Será um grande salto na saúde pública de toda região e também do estado. O SVO trará informações importantes sobre o perfil epidemiológico da região, enriquecendo as informações sobre causas naturais”, explica.

Os trabalhos relacionados ao SVO serão realizados na Faculdade de Medicina da (UERN). O Serviço também servirá para ministração de aulas do curso.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário