19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
SAÚDE
Da redação
14/08/2015 14:52
Atualizado
13/12/2018 11:55

Município de Mossoró terá 36 pontos de vacinação contra Pólio

O Hospital Maternidade Almeida Castro, contará, inicialmente, com 5 mil doses da vacina contra poliomielite. Receberão a vacina crianças de seis meses a cinco anos incompletos.

36 pontos de vacinação estão preparados para o dia "D" de vacinação contra poliomielite e demais vacinas a partir deste sábado (15), em Mossoró. O Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC) contará, inicialmente, com 5 mil doses, quantidade que pode ser ampliada de acordo com a demanda da unidade. A campanha de vacinação contra polio vai até o dia 31 de agosto. O objetivo é vacinar crianças de seis meses a cinco anos imcompletos.

Dos 36 pontos, 33 são Unidade Básicas Saúde (UBSs), mais o Hospital Maternidade Almeida Castro, o Rotary Clube e a II Unidade Regional de Saúde (II URSAP). No Almeida Castro, serão disponibilizadas quatro salas, separadas por tipo de vacina e quatro profissinais de saúde qualifacado em cada sala para aplicar da dose. Esta estratégia foi adotada para facilitar o fluxo de chegada e saída de crianças e seus acompanhantes.

Das 33 UBSs da zona urbana, seis realizarão somente a vacinação contra poliomielite: As unidades do Abolição III, do Rendeção, do Walfredo Gurgel, do Vingt Rosado, do Liberdade I, do Liberdade II e do Dom Jaime Câmara. Os demais pontos estarão com a campanha de multivacinação.

Serão disponibilizadas as vacinas contra BCG (esta será feita somente no Hospital Almeida Castro), Hepatite B, Penta, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice viral, Tetra viral ou tríplice + varicela (atenuada), DTP e Hepatite B, imunizações que fazem parte das campanhas de vacina do calendário SUS.

De acordo com o diretor do Setor de Enfermagem do HMAC, Benedito Viana, a unidade está com toda uma estrutura montada para atender a demanda para vacinação. "Teremos todas as vacinas, inclusive, BCG, de 8h às 17h estarão disponíveis, o dia "D" é amanhã, que é o dia de intensificação da vacina, mas a Maternidade tem sido ponto fixo para vacinação em decorrência da greve do município, e segue até que finalização da greve".

A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é que Mossoró vacine até o dia 31 de agosto 17.800 crianças contra pólio. Ou seja, 95% do público-alvo. Não há contraindicações para a vacina contra pólio.

Em casos de hipersensibilidade, portadores de HIV ou crianças com histórico de efeito adverso à vacina, o responsável deverá informar ao profissional que aplicará a vacina.

Preocupação

A secretaria Leodise Cruz disse que a Prefeitura de Mossoro, assim como aconteceu em outros anos durante as campanhas de vacinação, fez parceria com faculdades, assim como conta com apoio de servidores de carreira que não estão em greve, comissionados que são por formação enfermeiros capacitados. "As UBS serão todas abertas pra cumprir a meta de vacinação", detaca Leodise Cruz.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário