O primeiro suplente da agora governadora Fátima Bezerra (PT) no Senado Federal, Jean-Paul Prates, tomará posse oficial como Senador da República na manhã desta quinta-feira (03), em Brasília.
A ocasião acontece ainda na legislatura anterior a que está agendada para ter inicio no próximo mês de fevereiro.
Advogado e economista, além de empresário com mais de 37 anos de experiência profissional na áreas de petróleo, gás natural, energia renovável e recursos naturais, Prates quer manter a atuação nessas áreas bem como defender também projetos voltados para a educação e desenvolvimento regional. Ele terá quatro anos de mandato.
Jean-Paul Prates é Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania; Mestre em Economia do Petróleo pelo Instituto Francês do Petróleo. Co-autor do atual marco regulatório de energia e petróleo do Brasil.
Foi Secretário de Estado de Energia do Rio Grande do Norte, onde fixou residência desde 2005.
Fundou o primeiro think-tank do Nordeste: o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, voltado para estratégias públicas e privadas nestes setores. Fundou o SEERN - Sindicato das Empresas do Setor Energético do RN e atuou no conselho de empresas do setor.
Como senador, Jean-Paul Prates assumiu compromissos em vários entrevistas que vai buscar meios para ajudar a governadora Fátima Bezerra a organizar as finanças do Rio Grande do Norte, além de trabalhar na área que entende para desenvolver a economia do Estado.
Começa sua primeira missão política, fazendo diferente: disse durante entrevistas em Natal e Mossoró, que o seu gabinete de senador será instalado em Mossoró, para atender as necessidades do Oeste do Rio Grande do Norte.
Jean-Paul Prates também explicou que o desenvolvimento econômico do RN passa essencialmente pelo interior do Rio Grande do Norte, através do Sal, da fruticultura, da extração mineral, exploração do turismo litorâneo e serrano, entre outros potenciais.