O advogado e economista Jean-Paul Prates (PT-RN), tomou posse como senador da república nesta quinta-feira (3), em Brasília. Ele assumiu a cadeira de Fátima Bezerra (PT-RN) que, em 1º de janeiro, tomou posse como governadora do Rio Grande do Norte.
A cerimônia, que ocorreu na sala de audiências da Presidência do Senado, foi conduzida pelo senador Paulo Rocha (PT-PA), um dos integrantes da comissão temporária que representa o Congresso Nacional durante o recesso parlamentar, até o dia 1º de fevereiro. Antes da solenidade, Prates foi recebido pela liderança do Partido dos Trabalhadores.
Com formação e experiência profissional na área energética, Prates disse que vai dar continuidade às ações, causas e bandeiras desenvolvidas por Fátima, como nas áreas de educação, serviços públicos essenciais, desenvolvimento rural e regional, defesa dos direitos humanos e desenvolvimento de melhores condições para mulheres e LGBTs. Também afirmou que vai acompanhar o governo Bolsonaro para evitar retrocessos.
"A partir desse patamar do mandato de Fátima, queremos avançar nas áreas que dizem respeito ao meu perfil profissional e pessoal, principalmente na área do desenvolvimento sustentável, no uso dos recursos naturais de forma responsável, nas visões de futuro da nossa sociedade em termos de conforto, das cidades, do interior. Falo de veículos elétricos, de novas formas de energia, da indústria 4.0, e do consumo responsável", concluiu Prates. Ele assumirá o mandato até 2023.
Também esteve presente na solenidade de posse a Deputada Estadual do RN, Márcia Maia.
Acompanhe o primeiro discurso de Prates após posse.