25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
POLÍTICA
08/01/2019 09:21
Atualizado
08/01/2019 10:42

Presidente do STF defende união dos poderes para garantir direitos do cidadão

“A resolução não há de vir de forma isolada, mas da colaboração e esforços de todos os poderes”, reforça a governadora Fátima Bezerra na solenidade de posse do novo presidente do TJRN na noite desta segunda-feira
Governadora Fátima Bezerra cumprimenta o novo presidente do TJRN, em solenidade que contou com a presença do ministro Dias Tóffoli, presidente do STF
FOTO: IVANISIO RAMOS

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto participaram, na noite desta segunda-feira, 07, da solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) para o biênio 2019-2020.  

O evento aconteceu no Centro de Convenções, em Natal, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Tóffoli, e diversas autoridades politicas do RN.

O novo presidente do TJRN disse: "É temo de falar menos e agir mais", destaca o areiabranquense João Batista Rebouças, que assume a presidência da corte estadual pelos próximos dois anos, em substituição ao desembargador Expedito Ferreira de Sousa.

O magistrado, eleito pelos pares da Corte Estadual de Justiça em votação realizada em outubro do ano passado, tem os desembargadores João Rebouças e Virgílio Macêdo Júnior como presidente e vice-presidente, respectivamente.

Também tomaram posse os desembargadores Amaury Sobrinho, como corregedor geral de justiça, Saraiva Sobrinho, como novo diretor da Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), e Vivaldo Pinheiro, como ouvidor geral.

Presente à ocasião, a chefe do Executivo estadual saudou a ex e a atual diretoria.

"Parabenizo a gestão que se despede pelo trabalho realizado e desejo sucesso para o novo colegiado. Que mantenhamos cada vez mais a parceria, respeitando a autonomia e a harmonia entre os poderes, para compreender o momento em que estamos vivendo. A resolução não há de vir de forma isolada, mas da colaboração e esforços de todos os poderes", disse Fátima Bezerra.

O ministro Dias Toffoli reforçou a ideia de união. "Um estado só é um Estado democrático de direito quando os poderes estão unidos, o que é fundamental para que os direitos e deveres dos cidadãos estejam assegurados", declarou o ministro.


Ao se despedir, o ex-presidente do TJRN, o desembargador Expedito Ferreira de Souza fez um balanço das ações realizadas durante os dois últimos anos e, entre elas, citou as contribuições junto ao Governo do RN como a construção do laboratório de genética do Itep, doação de veículos e repasse de mais de 30 milhões para a Segurança Pública.

Por fim, destacou: "Ao assumirmos no último biênio estabelecemos, entre os desafios, dois compromissos: valorizar magistrados e servidores bem como aumentar a produtividade e celeridade processual. Passo a gestão com orgulho do trabalho realizado, da missão cumprida. Combati o bom combate, mas não acabei minha carreira. Estamos aqui para ajudar ao novo presidente, nosso compromisso é com a população potiguar. Com a boa vontade e capacidade que a nova diretoria tem, tenho certeza que bons resultados virão".

O recém empossado presidente do TJRN, desembargador João Batista Rebouças, enfatizou que sua gestão será pautada na atividade fim da instituição que é entregar justiça de forma rápida e eficaz, além de anunciar que "é tempo de falar menos e agir mais".

"Aproveito este momento solene para afirmar meu objetivo de fazer mais com menos. Que significa além da permanente contenção de despesas, trabalhar de forma mais inteligente, aumentar a produtividade sem que para isso seja necessário aumentar o esforço ao nível sustentável. Focar o tempo em atividades que possam utilizar não somente os resultados, mas também simplificar o caminho percorrido para atingir esses resultados. Nesse sentido, posso assegurar a convivência harmoniosa com os demais poderes, aqui representados, que com certeza serão parceiros nessa missão que hoje tem início", discursou.

A cerimônia também foi acompanhada por autoridades de outros poderes e instituições, como a deputada e senadora eleita Zenaide Maia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, a secretária de Estado de Justiça Armelí Brennand, prefeitos, vereadores, magistrados, secretários e auxiliares de Estado.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário