19 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:10
SAÚDE
Da redação
14/08/2015 09:13
Atualizado
13/12/2018 07:59

Ex-jogador da seleção Brasileira procura talentos em Mossoró

Mirandinha disse que os clubes precisam de gestores mais responsáveis com os recursos e tratar bem os jovens talentos para atrair os patrocínios da iniciativa privada

O ex-jogador da seleção brasileira Mirandinha esteve em Mossoró nesta quinta-feira, 13, procurando novos talentos do futebol. Sem ser percebido, esteve em vários treinos, onde haviam garotos dominando a bola e saindo com ela para o jogo. Em video, Mirandinha deixa um recado aos jovens talentos.

No campo do Maranata, se derreteu em elogios ao estilo “matador” de Carlos Junior, de 30 anos, conhecido em Mossoró por Junior Makako. Futebol dele é muito parecido com o meu”, diz. Porém, os olhos do treinador estavam voltados para dois jovem de Grossos.

Os dois jovens estavam treinando no campo do Maranata, com amigos. Mirandinha chegou antes do treino(19 horas) e ficou todo no local, acompanhado com a mulher, até o final (22 horas).

“Eu costumo sair observando jogadores jovens e como eu tenho muitos amigos nos clubes pelo Brasil, sempre que aparece uma promessa, um talento, a gente acaba indicando, até mesmo para dá oportunidade a estes garotos para seguir uma carreira profissional”.

“O Junior Makako é uma fera. Gostei muito. O estilo dele é muito parecido comigo. Muito impetuoso, muito agudo. Eu fico imaginando um jogador com esta qualidade, quando era jovem, garoto, se tivesse tido melhores oportunidades teria se consagrado no futebol”.

Ainda conforme Mirandinha, a qualidade do futebol de Junior Makako é muito boa, “matador” nato. Ele chega na frente do gol, ele não perde o gol, coisa que hoje está faltando no nosso futebol, infelizmente”, diz, lembrando a importância dos clubes se estruturarem.

Lembra que os clubes brasileiros não trabalham com estrutura para receber grandes talentos. Muitos se perdem ainda na formação, por falta de atenção, por falta de uma boa educação, alimentação, orientação psicológica e física também.

“Eu tive a felicidade de jogar na Inglaterra, fui o primeiro jogador brasileiro a jogar no Newcastle, no Inglaterra, e lá a gente vive mais, viva mais com a família, o social. Tem mais tempo de recuperação. Aqui é impossível, porque o calendário judia com o profissional”, diz.

Acrescenta: “aqui você chega de uma viagem e vai direto para uma concentração as vezes não tem tempo nem mesmo de ver a família. Eu trabalhei muito na Arábia Saudita e lá fora realmente tem mais espaço para o jogador profissional viver”, destaca.

Defende uma política diferente dos clubes brasileiros, dá mais apoio principalmente aos jovens, que muitas das vezes que são preteridos dentro dos clubes que vem acompanhados de empresários, e aí você acaba perdendo muitos talentos em virtude deste momento que vive o o futebol brasileiro, que é de conhecimento de todos nós”, diz.

Mirandinha disse que a política que hoje se usada no futebol brasileiro é contra o talento nato do jovem jogador. É o caso de Junior Makako, que passou despercebido pelos clubes em toda sua infância e juventude, e, hoje, aos 30, não teria mais chances no futebol profissional.

É possível fazer futebol profissional em cidades de médio porte, como Mossoró, e ter bons resultados? É possível sim pelo fato de existir os talentos nato. O que falta é um pouco mais de seriedade na condução dos clubes, para que atraia os empresários de volta ao futebol.

“Infelizmente como os dirigentes são muitos tidos como aproveitadores, sempre se aproveitam dos clubes para fazer fortuna, vida fácil, a iniciativa priva acaba se colocando fora do futebol. A partir do momento que a credibilidade voltar aos clubes, volta os recursos destinados por empresários para divulgar suas marcas”, diz.

“Talento nós temos de sobra. O que falta é seriedade nos clubes. Temos que fazer categoria de base com disciplina, com qualidade de trabalho, usando tudo aquilo que tem direito e existe de tecnologia disponível para formar bem o jovem jogador talentoso”, completa Mirandinha.

Em video, Miranha fala sobre o escândalo na Fifa

Sobre Mirandinha

O ex atacante da seleção Francisco Ernandi Lima da Silva, o Mirandinha, esteve em Mossoró a procura de novos talentos do futebol.

Primeiro brasileiro contratado por uma equipe da Inglaterra, Mirandinha é cearense. Começou sua carreira defendendo as cores do Ferroviário, de Fortaleza.

Depois se transferiu para o futebol paulista e também fez sucesso no Rio de Janeiro, jogando pelo Botafogo, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Cruzeiro, entre tantos outros.

Em 1982, se transferiu para o Newcastle, da Inglaterra. Teve passagem rápida, sem grandes destaque, porém foi o primeiro jogador brasilerio a abraçar o futebol inglês.

Antes, em 1981, Mirandinha lembra que defendendo as cores do Botafogo do Rio de Janeiro jogou contra o Potiguar, no Nogueirão, em Mossoró (jogo terminou empatado).

Esta contratação pelo Newcastle aconteceu após um amistoso da seleção brasileira com a Inglaterra, onde o gol da vitória foi marcado pelo brasileiro de dible rádio e finalizador implacável.

Mirandinha em 1996 passou a condição de treinador profissional, no Sport Club Maguary, mesmo clube que havia começado a jogar aos 15 anos, antes de chegar no Ferroviário.

Em 2014, Mirandinha, diante de sua carreira na seleção Brasileira em toda a década de oitenta, na época de Zico e Junior, foi embaixador da Copa do Mundo no Ceará.

Com perfil humilde, Mirandinha depois de treinar o Sport Club Maguary, assumiu o modesto Itapajé, no interior do Ceará, e atualmente é o treinador do Al-Ahli Shendi, no Sudão.

Quando de férias, o ex jogador de olhar treinado para reconhecer perfis de bons jogadores, roda o Brasil procurando novos talentos. “Em Mossoró, é especial”, diz ele.

“Meu pai é daqui. Trabalhou nas salinas. Sou da família Pereira”, revela Mirandinha.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário