25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
DA REDAÇÃO
18/01/2019 17:40
Atualizado
18/01/2019 18:03

Defesa Civil mapeia 21 pontos de alagamento em Mossoró

Alguns desses pontos, também são apontados no levantamento da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais – CPRM, responsável pelo serviço geológico do Brasil que classificou em Mossoró 12 pontos como autocríticos
Somente na zona urbana do município, foram identificadas 21 pontos com risco de alagamento
Divulgação/Ascom

Com o início do período de chuvas em Mossoró, a Defesa Civil tem intensificado o levantamento dos pontos para prevenir a inundação provocada pelo volume das águas. Somente na zona urbana do município, foram identificadas 21 pontos com risco de alagamento. Além disso, desde novembro a Prefeitura vem realizando a limpeza e desobstrução dos canais que cortam a cidade para amenizar os transtornos com as chuvas.

A maioria das localidades identificadas no levantamento da Defesa Civil Municipal estão concentrados nos bairros Dom Jaime Câmara, Conjunto Wilson Rosado, Lagoa do Mato, Redenção, Abolição IV e Santa Delmira, Bom Jesus, Rincão (Vingt Rosado), Santo Antônio (Estrada da Raiz), Abolição V, Paredões, Costa e Silva, Ilha de Santa Luzia, Alto de São Manoel, Pereiros, Alto da Conceição, Pirrixil (Ilha de Santa Luzia), Belo Horizonte e Nova Mossoró.

Alguns desses pontos, também são apontados no levantamento da Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais – CPRM, responsável pelo serviço geológico do Brasil que classificou em Mossoró 12 pontos como autocríticos. Na Zona Rural são: Camuripim, Passagem do Rio, Lagoa do Pau, Picada Primeira e Passagem de Pedras. E na Zona Urbana: Alto da Conceição, Paredões, Pereiros, Ilha de Santa Luzia, Alto de São Manoel, Costa e Silva e Redenção. “Diariamente estamos percorrendo os locais e monitorando as necessidades para que a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos possa realizar os serviços de reparo e limpeza, minimizando dessa forma os transtornos causados pelas chuvas”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Sargento Osnildo Morais.

Construções irregulares e descarte indevido de lixo nas vias públicas são fatores que agravam os alagamentos durante o período de chuvas. Por isso, Morais faz um alerta à população. “Pedimos que utilizem o serviço de coleta de lixo do município e não faça descarte nas vias públicas e canais, porque com as chuvas esse lixo acumula e gera ainda mais transtorno. Em nossas vistorias encontramos restos de sofá, colchão velho e até geladeira descartados em locais indevidos”, frisou o coordenador da Defesa Civil,

Com base nesse levantamento, a Prefeitura vem realizando a limpeza e desobstrução dos canais em Mossoró. Os serviços foram iniciados em novembro e estão sendo intensificados em janeiro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos já realizou a limpeza no canal dos Teimosos que percorre o bairro Dom Jaime Câmara, chegando ao Alto de São Manoel. Além disso, também foi realizada a limpeza no canal do Thermas, localizado na região do bairro Santo Antônio. “Essa ação será feita em todos os canais da cidade”, pontuou o secretário executivo de Serviços Urbanos, Cid Batista.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário