26 ABR 2024 | ATUALIZADO 12:53
ESTADO
DA REDAÇÃO
21/01/2019 17:33
Atualizado
21/01/2019 17:34

Professores da rede estadual poderão realizar intercâmbio nos EUA

O DAI terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação
Na última edição, 18 professores da rede estadual participaram do intercâmbio no exterior
Divulgação

Buscando desenvolver ações que colaborem no avanço na qualidade do processo formativo dos professores, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura confirmou a adesão, para a edição 2019-2020, ao Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI), que tem como objetivo capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

O DAI terá duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2020 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no DAI possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas junto à Secretaria Estadual de Educação dos Estados.

Na última edição do programa, em 2017, dos 23 educadores que formaram a delegação do RN, 18 eram professores da rede estadual de ensino e estiveram nos Estados Unidos participando de um curso intensivo de seis semanas, que contou com a realização de atividades acadêmicas e culturais.

A candidatura dos interessados deve ser feita via da SEEC. Cada secretaria participante poderá indicar até quatro professores de seu Estado para a seleção nacional, que será conduzida pela Comissão Fulbright Brasil.

Na etapa de seleção Estadual a avaliação é feita pela secretaria com base no formulário específico de inscrição preenchido, assinado e carimbado pela escola do candidato; e no currículo resumido. A documentação deve ser submetida em inglês. O prazo de inscrição será até as 18h do dia 20 de fevereiro. Os candidatos devem enviar toda a documentação contida no edital do programa, em arquivo único no formato de PDF. Em caso de dúvida, os interessados devem enviar e-mail para suemprojetos@gmail.com.

A SEEC encaminhará até o dia 25 de fevereiro as candidaturas selecionadas com os documentos necessários para a Comissão Fulbright Brasil. Todas as candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação participantes serão avaliadas por comitê constituído por especialistas indicados pela Comissão Fulbright, Embaixada dos EUA e CONSED. Deste grupo de candidatos, serão selecionados até 30 professores que farão o teste de proficiência de inglês TOEFL iBT gratuitamente. Na SEEC, o programa é executado pela Subcoordenadoria de Ensino Médio (SUEM).

O DAI é uma realização da Comissão Fullbright Brasil, ligada ao programa de intercâmbio do Departamento de Estado dos EUA, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que oferece mais de 450 bolsas para professores de inglês da rede pública de ensino de todo país. O edital para inscrição será lançado ainda neste ano pela Fulbright Brasil.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário