28 MAR 2024 | ATUALIZADO 08:17
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
22/02/2019 08:40
Atualizado
22/02/2019 16:37

Moradores do Abolição 3 realizam revitalização da praça do bairro

Os moradores se uniram e conseguiram transformar o visual do local. Com novos brinquedos, construídos por eles mesmos, e um cuidadoso trabalho de paisagismo, atraíram mais crianças e adultos que agora frequentam diariamente a praça.
Após o trabalho dos moradores, com opções de brinquedos para as crianças, elas passaram a frequentar a praça todos os dias, dando vida ao lugar.
FOTO: ANNA PAULA BRITO

Pensando em oferecer mais opções de lazer para as crianças, os moradores do Abolição 3 se uniram para realizar a revitalização da praça do bairro.

Foi o engenheiro Marcel Filgueira que deu início aos serviços. Segundo ele, tudo começou quando a filha, Marcela Filgueira, pediu que houvesse mais atividades para fazer na pracinha.

“Marcela falou: ‘papai, eu queria brincar na praça, mas lá só dá pra andar de bicicleta, porque o escorrego tá quebrado e não tem o que fazer’. Foi aí que começamos a pensar em alternativas para mudar isso.”, explicou.

Marcel conta que ele e o amigo Ramilson Costa, que também é pai de uma das crianças que brincam na praça, compraram tinta e desenharam “Amarelinhas” no piso.

Em seguida, eles conseguiram pneus que foram pintados e colocados na praça, formando um túnel para as crianças brincarem.

“Nós usamos a criatividade e fizemos um pouco com o que conseguimos, mas as crianças pediam muito por um balanço, então eu consegui um resto de madeira que tinha na casa da minha mãe, conseguimos cordas e fizemos o balanço e gangorras pra elas.”, contou Marcel.

Além disso, os moradores também estão cuidando do paisagismo, plantando mudas de árvores e fazendo canteiros com garrafa pet para as plantas já existentes.

A mudança na praça é notável. Quem tinha o costume de frequentar o local antes dela, percebe que está tudo mais limpo e o visual ficou mais atrativo.

Marcel falou que uma vez na semana um funcionário da prefeitura ia varrer a praça, mas após o trabalho de revitalização, iniciado pelos moradores, a prefeitura ampliou o serviço para duas vezes por semana.

ATIVIDADES EDUCATIVAS

Ainda pensando em promover atividades para as crianças, a professora aposentada, Zilmar Fernandes, decidiu levar livros e realizar uma roda de leitura na praça. A atividade acontece toda quinta-feira.

Segundo ela, a ideia é incentivar o gosto pela leitura e desligar as crianças dos celulares.

“Depois que eu me aposentei passei a vir sempre pra praça e eu percebia que as poucas crianças que vinham pra cá ficavam brincando no celular ou logo iam pra casa pra usar o computador. Então, como tinha muitos livros na minha casa, eu resolvi trazê-los e expô-los aqui, para incentivar a leitura.”, explicou Zilmar.


No início, a professora aposentada trazia os livros e colocava no chão, sobre umas palhas de coqueiro, até que uma pessoa do bairro se sensibilizou com a ideia e doou um móvel para ela usar como estante de livros.

Ana Paula Filgueira, mãe e moradora do bairro, diz ter ficado muito feliz com a iniciativa que tem atraído cada vez mais crianças ao local.

“Eu achei a iniciativa muito importante, porque desvia a atenção das crianças do mundo virtual e é algo que vai influenciar no desenvolvimento intelectual delas, já que elas vão ter mais contato com livros e, assim, vão criar o gosto pela leitura.”, afirmou Ana Paula.

Ainda Segundo os moradores, a Prefeita Rosalba Ciarlini visitou a praça com alguns assessores e engenheiros da prefeitura. Ela parabenizou a todos pela iniciativa e prometeu implantar a academia da melhor idade e novos brinquedos para as crianças, no local.

“Eu fico muito feliz por tudo que conseguimos fazer. Eu queria apenas atender a um pedido da minha filha, mas a comunidade abraçou a causa e, com todos fazendo um pouco, nós conseguimos deixar a praça mais agradável. Eu sei que esse é um trabalho da prefeitura, mas são tantas praças pra eles cuidarem que eu acho que se a comunidade puder ajudar, pelo menos um pouco, já podemos fazer a diferença.”, concluiu Marcel.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário