19 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:31
SAÚDE
Da redação
20/08/2015 08:29
Atualizado
13/12/2018 15:44

Eduardo Cunha deve ser denunciado na Lava Jato nesta quinta

O presidente da Câmara é acusado de ter usado requerimentos apresentados à Comissão de Fiscalização e Controle para pressionar pelo pagamento de propina
Agência Câmara

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve denunciar o presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) e o senador Fernando Collor (PTB-AL) nesta quinta-feira (19) por envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela Operação Lava Jato.

Na denúncia, o procurador-geral deverá pedir a condenação dos parlamentares por supostos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a Procuradoria, o deputado recebeu R$26 milhões em propina para favorecer empresas em contratos firmados pela BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras na área de combustível. O senador nega a denúncia.

O presidente da Câmara é acusado de ter usado requerimentos apresentados à Comissão de Fiscalização e Controle pela ex-deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), aliada de Cunha, para pressionar pelo pagamento de propina.

Os requerimentos pediam ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ao Ministério de Minas e Energia informações sobre o ex-consultor Júlio Camargo, intermediário no repasse da propina e que fez acordo de delação premiada com o Ministério Público; sobre a Samsung, fornecedora dos navios-sonda; e sobre o grupo Mitsui, envolvido nas negociações de um dos contratos.

De acordo com investigações da PGR, foram feitas dezenas de operações financeiras para lavagem do dinheiro de propina supostamente entregue a Eduardo Cunha, entre as quais remessas de dinheiro para o exterior, entrega de dinheiro em espécie e transferências para uma igreja vinculada a Cunha.

Com informações do Folha

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário