19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
ESTADO
G1
26/03/2019 09:16
Atualizado
26/03/2019 09:21

Secretária diz que redução de ICMS do QAV não teve retorno para o turismo do RN

Segundo a secretária do turismo, Ana Maria Costa, as empresas áreas não ofereceram contrapartidas em troca da redução do imposto sobre o querosene de aviação. Ela deseja que as empresas aumentem o número de assentos nos voos para que os valores das passagens diminuam.
O assunto será discutido novamente no Fórum de Turismo, que vai acontecer na sexta-feira (29).
FOTO: REPRODUÇÃO/INTER TV CABUGI

O Governo do Estado quer que as companhias aéreas ofereçam contrapartidas em troca da isenção do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV). A isenção do imposto foi concedida na gestão passada e o Executivo considera que a medida não trouxe benefícios ao Rio Grande do Norte.

“Não melhorou a malha aérea do aeroporto, nem os preços das passagens”, reclama a secretária de Turismo, Ana Maria Costa.

Representantes do governo se reuniram com donos de hotéis, restaurantes, do comércio e entidades representativas do setor do turismo para discutir essa questão nesta segunda-feira (25).

“Infelizmente, a gente baixou o QAV na gestão passada e não houve contrapartida das companhias aéreas”, reforça a secretária.

O então governador Robinson Faria (PSD) oficializou em 2015 a redução do ICMS - Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - sobre o querosene usado na aviação. O tributo teve a alíquota reduzida de 17% para 12%.

“Hoje a gente não fala nem em aumentar o número de voos. Fala em aumentar o número de assentos. O que interessa é aumentar a quantidade de assentos, porque essa quantidade de assentos vai fazer com que o preço da passagem caia”, acrescentou Ana Maria Costa.

As discussões sobre as contrapartidas também giram em torno de deixar as viagens para o Rio Grande do Norte mais competitivas com relação aos estados vizinhos. O tema será discutido novamente no Fórum de Turismo, que vai acontecer na sexta-feira (29).

“A ideia é que, junto com o trade e o presidente da Abear, o governo consiga montar um novo projeto de incentivo do QAV de aviação”, adianta a secretária de Turismo.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário