19 MAR 2024 | ATUALIZADO 22:55
ESTADO
DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DO CBMRN
26/03/2019 10:57
Atualizado
26/03/2019 10:58

Programa “Bombeiros Amigo do Peito” deve ser implantado em Mossoró

O programa foi criado pelo Corpo de Bombeiros do RN e tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar recém-nascidos que as mães tenham alguma dificuldade para amamentar. O programa já coletou mais de 700 litros de leite materno no estado.
Em Mossoró o programa irá atender a demanda da Maternidade Almeida Castro
FOTO: CEDIDAS/CBMRN

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) já realizou 551 atendimentos de coleta de leite materno através do Programa “Bombeiro Amigo do Peito”, somente em janeiro e fevereiro de 2019.

Os atendimentos resultaram em 744,6 litros de leite distribuídos para 900 mães. Os dados são referentes à área de jurisdição do 1º Grupamento de Bombeiros, ou seja, municípios da Região Metropolitana de Natal.

No município de Mossoró o Corpo de Bombeiros já está se articulando junto ao banco de leite do governo e, também, com a equipe da Maternidade Almeida Castro para implantar esse mesmo sistema de coleta aqui na cidade.

A intenção é atender a demanda de consumo da Maternidade Almeida Castro que tem, em média, 50 bebês internados, por dia.

BOMBEIRO AMIGO DO PEITO

Criado em 2002 pelo CBMRN, o Programa “Bombeiro Amigo do Peito” tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém-nascidas desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.

O CBMRN através de equipes formadas por militares do serviço operacional de saúde da corporação e equipes de enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite, fazem a coleta diariamente do leite materno das mães doadoras e distribuem nos bancos de leite cadastrados na entidade.

Os bancos cadastrados incluem a Maternidade Escola Januário Cicco, o Hospital Central Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia) e o Hospital Santa Catarina. Nestes locais, o leite é pasteurizado e distribuído com segurança para as maternidades públicas e privadas do Estado.

“O leite materno é insubstituível e nenhuma fórmula industrializada é capaz de fornecer os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês. Nossa Corporação sente-se honrada em poder ajudar mães e crianças que necessitam desse leite”, disse o major João Eduardo, coordenador do programa.

DOAÇÃO

Os interessados em obterem mais informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite devem fazer contato através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta.

Já o contato com a seção do Corpo de Bombeiros, que coordena o Programa Bombeiro Amigo do Peito, é feito pelo 3232-6644, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda à sexta.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário