24 ABR 2024 | ATUALIZADO 10:51
EDUCAÇÃO
COM INFORMAÇÕES DO OP9
27/03/2019 11:32
Atualizado
27/03/2019 12:14

Militar da reserva ativa do exército deve assumir presidência do Inep

O General Francisco Mamede de Brito Filho entraria no lugar do engenheiro Marcus Vinicius Rodrigues, demitido nesta terça-feira (26).
O general tem experiência na área de Defesa e atuou em planejamento estratégico, assuntos civis e cooperação civil.
FOTO: DIVULGAÇÃO

O engenheiro Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido do cargo de Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta terça-feira (26), pelo Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.

Em seu lugar, deve assumir o cargo o general Francisco Mamede de Brito Filho, da reserva ativa do Exército e que já atuou como chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste. Atualmente, o militar atua como chefe de gabinete do órgão.

O ex-presidente do Inep foi o responsável por assinar a portaria que indicava que o MEC não mais avaliaria a alfabetização das crianças, revelada na segunda-feira (25), pelo Estado. A medida foi revogada nesta terça-feira.

O Inep é considerado a autarquia mais importante do MEC porque é responsável pelas avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e por todos os dados da educação brasileira.

Brito Filho é muito próximo de Rodrigues. Ele serviu no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília, entre os anos 2008 e 2009, durante o governo Lula.

Também foi designado a comandar o Batalhão Brasileiro no Haiti, em 2012, e comandou a Força de Pacificação no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, em 2014.

Ele é graduado em Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras e doutorado em Estudos Superiores de Defesa no Colégio de Guerra do Exército da França. Tem experiência na área de Defesa e atuou em planejamento estratégico, assuntos civis e cooperação civil.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário