O Açude do Encanto, que armazena 5,1 milhões de m3 de água, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, amanheceu sangrando forte nesta quarta-feira (3). O acontecimento é motivo de festa na cidade.
Esta sangria desce na direção da Barragem de Santa Cruz (Apodi), reservatório de fundamental importância para o abastecimento humano em todo o oeste do Estado, através de adutoras.
A água da sangria do Açude do Encanto, antes de chegar em Santa Cruz, se junta com a água da sangria do Açude de Riacho da Cruz, que começou a sangrar no final de semana.
Com capacidade para armazenar 600 milhões de metros cúbicos, Santa Cruz está com apenas 24% de sua capacidade, segundo a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
Com o volume de água que já está recebendo deve chegar a 30% nos próximo três ou quatro dias.
Para este reservatório atingir a cota de sangria é preciso outro reservatório, igualmente importante, a Barragem de Pau dos Ferros, começar a sangrar.
A Barragem de Pau dos Ferros, que tem capacidade para armazenar até 56 milhões de metros cúbicos de água, está com menos de 10% de sua capacidade, o que é motivo de preocupação.