O filme brasileiro Bacurau, dos cineastas pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, está entre os selecionados para competir pela Palma de Ouro no Festival de Cannes 2019. O longa, que é estrelado por Sônia Braga, foi gravado no Rio Grande do Norte, nas cidades de Parelhas e Acari, Seridó potiguar.
Além de ter sido filmado no RN, Bacurau teve participação da comunidade local. As gravações terminaram em maio do ano passado.
O filme está em fase final de edição, então deve fazer a sua estreia em Cannes. A equipe da dupla de cineasta está em Paris para concluir o trabalho.
Kleber Mendonça Filho também participou da competição em 2016, com o filme "Aquarius", e falou sobre a nova indicação.
"É incrível poder voltar a exibir um filme no Palais em Cannes, três anos depois daquele momento sensacional com Aquarius! Esse é um trabalho de anos, feito com os colaboradores próximos de sempre e alguns outros novos. Creio que esse filme é o resultado da nossa relação com os filmes e as pessoas que amamos e que nos formaram, com Pernambuco, com o Brasil e com o mundo."
Os brasileiros disputarão com outros 18 filmes, incluindo produções do espanhol Pedro Almodóvar e do canadense Xavier Dolan.
O QUE É BACURAU?
O filme é um "western brasileiro". Bacurau é um pequeno povoado do sertão brasileiro. Dona Carmelita, mulher forte e querida, morre aos 94 anos. Dias depois, os moradores de percebem que a comunidade não está mais nos mapas.
"Bacurau é um filme de aventura ambientado no Brasil daqui a alguns anos", descrevem Mendonça Filho e Dornelles.
Sonia Braga, o alemão Udo Kier ("Suspiria") e Karine Teles ("Que Horas Ela Volta?") fazem parte de um elenco composto por dezenas de atores, como Barbara Colen ("Aquarius") e Silvério Pereira.
"Bacurau" será lançado no Brasil no segundo semestre de 2019.