16 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:23
ESTADO
COM INFORMAÇÕES DO G1
25/04/2019 12:42
Atualizado
25/04/2019 12:45

Inmet emite alerta de perigo potencial provocado pelas chuvas no RN

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu o aleta devido as chuvas intensas que atingem 110 municípios potiguares das regiões Central, Oeste, Leste e Agreste. O alerta vale desta quinta-feira (25) até às 9h desta sexta-feira (26).
Segundo a Emparn, as chuvas deste final semana serão de moderadas a fortes e devem continuar caindo em todo o RN.
FOTO: REPRODUÇÃO

Chuvas de moderadas a fortes devem continuar caindo em todo o Rio Grande do Norte, especialmente nas regiões Leste e Agreste, até o próximo sábado (27), segundo informou a Empresa de Pesquisas Agropecuárias (Emparn) nesta quinta-feira (25).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para o RN e outros estados da região Nordeste.

As precipitações são previstas inclusive para a região potiguar onde está ocorrendo a operação de contenção da Barra São Miguel II, no município de Fernando Pedrosa, coordenada pela Defesa Civil Estadual.

De acordo com a Emparn, as chuvas acontecem em decorrência da perda de força de um bloqueio atmosférico, presente desde a última terça-feira (23), o que acabou liberando a atuação da Zona de Convergência Intertropical sobre o estado.

A zona é influenciada pelo forte aquecimento das águas superficiais do oceano Atlântico, próximo do litoral potiguar, que registram temperaturas acima de 30º C - quase 2º C acima da média esperada.

A análise prevê que podem ocorrer trovões e ventanias em regiões com influência do relevo.


ALERTA

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta de perigo potencial provocado pelas chuvas intensas que abrange 110 municípios potiguares das regiões Central, Oeste, Leste e Agreste potiguar. O alerta vale das 9h desta quinta-feira (25) às 9h da sexta-feira (26).

O alerta aponta para chuvas entre 20 e 30 milímetros em uma hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora.

De acordo com o instituto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois de acordo com o alerta, há leve risco de queda e descargas elétricas.

Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O usuário também deve evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário