28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
COM INFORMAÇÕES DA ASCOM/SSPDS
25/04/2019 13:42
Atualizado
25/04/2019 13:43

RN utiliza helicóptero emprestado do Ceará para monitoramento de barragens

O equipamento foi emprestado pelo estado vizinho após a única aeronave do RN precisar deixar de ser utilizada. A ação é possível graças à participação dos dois estados no Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual que estabelece o compromisso entre os estados, no desenvolvimento de ações de segurança.
As despesas com o equipamento ficam a cargo do governo do RN.
FOTO: ASCOM/SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) emprestou ao Rio Grande do Norte uma das dez aeronaves pertencentes à frota da sua Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).

O empréstimo ocorreu após pedido da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, visto que a única aeronave do estado precisou deixar de ser utilizada.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, explicou que o equipamento do Ceará foi solicitado via ofício.

“Fomos procurados pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte para cessão temporária de uma aeronave. Utilizamos o acordo do pacto integrador, que é uma iniciativa do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), para ceder a aeronave”, afirmou o secretário.

O secretário também informou que os custos com o equipamento ficam a cargo do governo do RN. “As despesas referentes à manutenção e combustível serão custeadas pelo Rio Grande do Norte”, detalhou.

O titular da SSPDS explicou ainda a primeira missão que será desenvolvida no Estado potiguar. “Nessa primeira semana a missão é inclusive de caráter humanitário. O Estado vai acompanhar e sobrevoar as regiões onde tem várias famílias passando por dificuldades por conta das enchentes. Então é uma ação em que conseguimos apoiar nossos irmãos potiguares, assim como em outras situações fomos ajudados por eles e por outros estados. A gente está sempre a postos para apoiar aqueles que precisam da nossa ajuda”, finalizou André.

A aeronave Fênix 03, do mesmo modelo que o RN já opera, a S350 B2 esquilo, foi enviada nesta quinta-feira (25).

“Nós enviamos, além da aeronave, um piloto e um mecânico”, explicou o tenente coronel Marcus Costa, relações públicas e piloto da Ciopaer.

Ele acrescentou ainda o que a aeronave fará em missão no estado estado potiguar. “Lá, a prioridade é o monitoramento de barragens e açudes em situação de alerta, além da realização de voos de segurança”, afirmou Marcus Costa.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário