29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
24/08/2015 15:02
Atualizado
14/12/2018 00:38

RN vacinou 50,77% contra polio; campanha termina dia 31

Vigilância Epidemiológica do Estado estima atingir a meta do Ministério da Saúde que é de 95%
Cedida/Prefeitura de Mossoró

A campanha contra a poliomielite atingiu nesta segunda-feira (24) uma cobertura vacinal de 50.77%, acima do Brasil, que está com 49.19%. A campanha encontra-se em curso desde o último dia 15 e se manterá até a próxima segunda-feira (31).

“Esperamos que, neste período, o estado alcance a meta mínima de 95% para a Pólio e atualize os esquemas vacinais das crianças na faixa etária de 0 a menores de 5 anos”, afirma a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Kristiane Fialho.

O Programa Estadual de Imunizações mantém a recomendação de que os pais e/ou responsáveis pelas crianças da faixa etária da campanha procurem as unidades básicas de saúde de Natal e de todos os municípios do estado, munidos do cartão de vacinação, para que recebam as doses necessárias.
Este é o 36º ano da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no país.

Desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, em 1988, houve redução da incidência mundial dessa doença, responsável pela paralisia infantil, em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 125 para 3 (Nigéria, Paquistão e Afeganistão). Sem esse esforço internacional, mais de 10 milhões de pessoas teriam sido afetadas pela poliomielite.

Kristiane Fialho alerta que é fundamental a conscientização das autoridades, dos profissionais de saúde e de toda a população sobre os riscos de reintrodução do poliovírus selvagem e da importância da manutenção de altas coberturas vacinais para que o Brasil continue livre.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário