25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
28/04/2019 20:48
Atualizado
28/04/2019 21:07

“Se a reforma passar os jovens não vão se aposentar”, diz diretor do SINTE/RN

Ato contra a Reforma da Previdência aconteceu neste domingo, frente ao Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró. Com gritos de “Mossoró da Resistência, contra a Reforma da Previdência”, professores da rede estadual de ensino e da UERN percorreram o corredor cultural conscientizando a população sobre os males que a reforma proposta pela presidência trará aos trabalhadores.
O ato foi organizado pelas centrais sindicais de Mossoró e contou com o apoio da deputada estadual Isolda Dantas.

As centrais sindicais de Mossoró se reuniram neste domingo (28), em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, onde fizeram uma caminhada de conscientização sobre a importância de barrar a Reforma da Previdência.

Com gritos de “Mossoró da Resistência, contra a Reforma da Previdência” professores da rede estadual de ensino e da UERN percorreram o corredor cultural conscientizando a população sobre os males que a reforma proposta pela presidência trará aos trabalhadores.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Mossoró (Sinte/RN), Rômulo Arnoud, disse que a caminhada de hoje faz parte de um conjunto de ações que visa denunciar a reforma que tira o direito da população a aposentadoria

“Na prática, essa reforma tira o direito do povo se aposentar. Eu tenho dito que a juventude de hoje, as crianças, serão gerações que não irão se aposentar se não barrarmos essa reforma”, explicou.

Para o professor da UERN, Valdomiro Morais, são justamente os jovens que precisam ser conscientizados sobre o que a Reforma da Previdência representa para o futuro deles.

“Nós vemos aqui um grande público de jovens. Eles não têm a consciência de que eles são os mais afetados, que eles não terão direito ao que hoje nós chamamos de aposentadoria. Então falta haver essa discussão entre os jovens para que eles entendam o que essa reforma representa para o futuro deles.”, comentou Valdomiro.


A deputada estadual Isolda Dantas, que também participou do ato, disse que se sente na obrigação de explicar a sociedade o real significado da reforma para a classe trabalhadora.

Segundo ela, existe sim a necessidade de haver um ajuste na previdência, contudo, não aceitará jamais uma reforma que penalize apenas a classe trabalhadora.

“Essa reforma não vai modificar a previdência, mas acabar com ela. Após a aprovação desse projeto ninguém terá condições de se aposentar. A pior parte dessa reforma é a mudança do modelo de repartição para o modelo de capitalização, onde cada pessoa será responsável por sua própria aposentadoria. É claro que o trabalhador que ganha um salário mínimo não vai conseguir viver e ainda guardar dinheiro pra se aposentar”.

No atual modelo de repartição a valor destinado a aposentadoria do trabalhador é dividido entre o governo, os patrão e o próprio trabalhador. No novo texto proposto, o trabalhador terá que arcar sozinho com o fundo para a sua aposentadoria.

Rômulo Arnoud ainda aproveitou o ato para convidar a população para o passeio ciclístico em defesa da aposentadoria, que acontecerá na quarta-feira, 1º de maio, dia em que se comemora o dia de trabalhador.

O passeio saíra da Av. Presidente Dutra, as 7h30, após um café da manhã no Sindprevs, e seguirá até a sede do Sinte Mossoró. No local haverá uma feijoada e um ato-show com a banda Acarajaz.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário