20 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ESTADO
10/05/2019 10:18
Atualizado
10/05/2019 10:44

Projeto de Lei visa compra de produtos da Agricultura Familiar pelo Governo

O Projeto de Lei foi apresentado pela Deputada Estadual Isolda Dantas, em audiência para debater melhorias para os agricultores e movimentos sociais que dependem da Agricultura Familiar.
Segundo Isolda, o projeto de lei já passou pela Comissão de Constituição, Redação e Justiça e da Administração
FOTO: DIVULGAÇÃO

Na audiência "A agricultura familiar e as compras governamentais", a Deputada Estadual Isolda Dantas apresentou o Projeto de Lei que busca implementar o PECAFES - Programa de Compras Governamentais que garante a aquisição direta e indireta de produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária no RN.

Com auditório lotado de representantes de movimentos sociais, agricultores e agricultoras, sindicatos e cooperativas, a deputada falou do andamento do projeto.

“O projeto de lei já passou pela Comissão de Constituição, Redação e Justiça e da Administração. Após a audiência faremos as emendas necessárias para que o PL seja aprovado ainda no primeiro semestre deste ano e, assim, possa entrar no orçamento do governo do Estado”.

A professora doutora Cimone Rozendo falou da importância da promoção da agricultura familiar para a soberania alimentar.

“Num quadro de destruição de políticas públicas, o PL proposto por Isolda cumpre um papel essencial para que o RN tenha uma boa política nutricional, de desenvolvimento e agrícola ao mesmo tempo”.

Em sua fala, Alexandre Lima, Secretário da Agricultura Familiar do RN, revela que o estado chega a comprar cerca de 200 milhões de reais em alimentos e que é fundamental que essa verba se direcione para agricultura familiar.

“Este é um pl que organiza as políticas públicas, possibilita o crédito para quem trabalha no campo e organiza também as e os trabalhadores rurais. Desta forma, mudará os rumos da economia e da agricultura familiar no RN”.

Fátima Torres, da CECAFES, diz que “a agricultura familiar produz em quantidade e qualidade, mas o que a gente precisa é de mercado que garanta a distribuição da nossa produção”.

Rejane Medeiros, do Centro Feminista 8 de Março, fala que na agricultura familiar estão homens e mulheres e que é preciso ter o cuidado para que as mulheres não sejam inviabilizadas.

Por isso, sugere uma cota mínima de acesso das mulheres e que o PECAFES atue de forma integrada com demais políticas para que as mulheres sejam sujeitas de direitos.

Ao fim da audiência, a deputada ressaltou que “Seguiremos juntas e juntos na perspectiva contribuir para transformação da agricultura familiar no RN de tal forma que possamos ver uma mudança real na vida das pessoas!”.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário