29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
DA REDAÇÃO
03/06/2019 17:13
Atualizado
03/06/2019 17:15

Cipriano Maia participa de audiência sobre 16ª Conferência Nacional de Saúde

Além do secretário e do deputado Francisco, estiveram presentes à mesa do evento representantes da Secretaria da Conferência Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Saúde de Natal e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Com o objetivo de debater a importância da 16ª Conferência Nacional de Saúde, o secretário de estado da Saúde, Cipriano Maia, participou nesta segunda-feira (3), de audiência pública na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Francisco do PT
Ascom

Com o objetivo de debater a importância da 16ª Conferência Nacional de Saúde, o secretário de estado da Saúde, Cipriano Maia, participou nesta segunda-feira (3), de audiência pública na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Francisco do PT.

Além do secretário e do deputado Francisco, estiveram presentes à mesa do evento representantes da Secretaria da Conferência Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Saúde de Natal e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cipriano Maia destacou “a relevância da Conferência Nacional de Saúde, sobretudo num contexto desafiador de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), de um conjunto de políticas públicas e da participação social. Só há um caminho de reverter esse desmonte: a mobilização social, já que a democracia só tem efetividade com a participação de cidadãos ativos. É preciso unir todas as forças contra esse desmonte. Nesse contexto, a Conferência tem um papel fundamental, uma vez que constitui um espaço legal de debate e de participação social, no qual é possível não só celebrar os avanços do SUS, mas sobretudo delinear as diretrizes da construção dos planos de saúde e do fortalecimento do SUS”.

Também defendendo a importância da participação social na construção do SUS, o deputado Francisco ressaltou que “a Conferência será o momento de fortalecer a luta social, de resistir à mercantilização da saúde, em busca de garantir o direito constitucional à saúde e à vida”.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, em Brasília, para definição dos rumos da Saúde no Brasil. Previamente, os municípios do Rio Grande do Norte realizam conferências, debatendo as questões de saúde de acordo com a realidade local. Em seguida, ocorrerá a Conferência Estadual de Saúde do RN, nos dias 11, 12 e 13 de junho, com a coordenação geral do Conselho Estadual de Saúde, sendo presidida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário