23 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:29
ESTADO
13/06/2019 15:41
Atualizado
13/06/2019 15:42

Governo e população se reúnem para debater Plano Plurianual, em Mossoró

O encontro aconteceu na UERN, na manhã desta quinta-feira (13). Membros da comunidade acadêmica, classe política, sociedade civil organizada e comunidade puderam dar sugestões para a elaboração do documento de planejamento de médio prazo, onde são identificados as prioridades de investimento dentro do orçamento estadual para o período de 2020-2023. A população também poder dar sugestões pela Internet.
A UERN foi o local escolhido como forma de ressaltar a importância da universidade para o Estado.

Na manhã desta quinta-feira (13) o Governo do Estado reuniu membros da comunidade acadêmica, classe política, sociedade civil organizada e comunidade, no auditório da UERN, no Campus Mossoró, para debater propostas para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023.

O PPA é um documento de planejamento de médio prazo, onde são identificados as prioridades de investimento dentro do orçamento estadual para o período de quatro anos.

A ação faz parte da iniciativa do projeto Ônibus Cidadão, do Governo do Estado, que está visitando todas as regiões do Rio Grande do Norte a fim de fazer consulta popular para a elaboração do PPA.

Durante esse momento de preparação, serão visitados 10 territórios da cidadania, com ações em suas cidades-polos. Já foram visitadas seis cidades até o momento, segundo informa o coordenador da comissão do PPA, Américo Maia.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), José Aldemir Freire, o evento é uma oportunidade para discutir com os cidadãos as prioridades para o RN.

“Esse é um momento de pensar na elaboração do PPA para a construção de uma política que vai orientar os investimentos no Estado pelos próximos quatro anos”, frisa.

Américo Maia ressalta que essa etapa de consulta popular é uma das premissas mais importantes do PPA, que faz parte da proposta do Governo de manter um diálogo permanente com a comunidade.

Para a deputada estadual Isolda Dantas (PT), esta consulta pública demonstra a disposição do Governo em ouvir a comunidade. “Com isso, o PPA tem a chance de se aproximar do que realmente a população necessita”, frisa.

O titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, enfatiza que o envolvimento da Universidade nessa discussão representa um grande ganho para a comunidade.

“O ambiente acadêmico é propício para esse tipo de debate. Fizemos isso em 2017 no município, onde construímos o PPA ouvindo as universidades e vem gerando efeitos positivos”, ilustra, enfatizando o otimismo quanto a discussão também de trazer bons frutos para o Estado.


CONSULTA ON-LINE

Além das consultas presenciais, também está sendo disponibilizada uma consulta on-line para possibilitar a participação do maior número de cidadãos no processo de construção do PPA através de sugestões e propostas.

A UERN está disponibilizando uma consulta voltada especificamente para membros da comunidade acadêmica sugerirem propostas para investimentos na Universidade. As ideias podem ser encaminhadas até o dia 20 de junho, AQUI

A SEPLAN também disponibiliza um espaço para participação popular até dia 30 de junho, que pode ser feita AQUI


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário