29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
24/06/2019 12:26
Atualizado
24/06/2019 16:51

Sobrecarga em inversor de energia solar provoca incêndio em supermercado

O caso aconteceu neste domingo, em uma unidade da Rede 10 de Supermercados, localizado no bairro Vingt Rosado, em Mossoró; O engenheiro Shirlan Lemos, especialista em energias renováveis, explica os cuidados que o cidadão deve ter ao contratar a instalação de painéis solares.

Neste domingo (23) a equipe do Corpo de Bombeiros registrou um incêndio no Supermercado Dantas, umas das unidades da Rede 10 de Supermercados, localizado no bairro Vingt Rosado, em Mossoró.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do CBM, o incêndio teria começado no inversor da usina solar instalada no estabelecimento. O incêndio teria sido ocasionado pela sobrecarga do equipamento.

O corpo de bombeiros foi acionado ao local, mas quando chegou já havia poucas chamas e o foto teria destruído apenas o equipamento e uma parte onde fica a sessão de vinhos.


Cuidados que o cidadão deve ter para comprar placas solares

O MOSSORÓ HOJE entrevistou o engenheiro Shirlan Lemos, especialista em energias renováveis, sobre os cuidados que o cidadão deve ter quando for contratar a instalação de painéis solares, evitando, assim, prejuízos maiores no futuro.

Shirlan disse que o primeiro passo é contratar um engenheiro especialista em energias renováveis. Segundo ele, geralmente as empresas que vendem as placas solares já oferecem a mão de obra do engenheiro que vai apontar os equipamentos adequados e a instalação.

Essa medida é importante porque o engenheiro vai fazer um estudo do consumo da empresa ou residência, assim como a estrutura necessária de instalação, tanto em se tratando de painéis, como de cabeamento. “Não instalando o cabo certo, ele esquenta e pega fogo” diz Shirlan.

“Outra questão importante é que o aparelho inversor, que vai transformar corrente contínua em corrente alternada, precisa ser mantido numa temperatura que vai de 26º a 28º, porque este equipamento aquece quando faz a retenção de energia”, explica o engenheiro.

Para os comércios e indústrias, o engenheiro Shirlan Lemos chama atenção para questões bem básicas. Cada equipamento de alto consumo é preciso uma instalação própria, um painel próprio e fiação própria, com a capacidade adequada para o referido equipamento.

Mercado crescente

Em Mossoró, existem várias empresas trabalhando com instalação de painéis solares para gerar energia limpa, injetar esta carga na rede da Cosern e ir consumindo os créditos de energia ao longo do mês na residência, comércios e indústrias.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário