25 ABR 2024 | ATUALIZADO 17:39
ESTADO
24/06/2019 15:14
Atualizado
24/06/2019 23:29

Especialistas afirmam que a Barragem de Umari não corre risco de rompimento

A notícia foi dada nesta segunda-feira (24) durante audiência pública proposta pela deputada Isolda Dantas, na cidade de Upanema, com a presença das autoridades locais e a população como um todo
FOTO: CEDIDA

Desde o começo do ano que blogs e redes sociais divulgam informações de riscos de rompimentos da barragem de Umari. Nesta segunda-feira (24) a deputada estadual Isolda Dantas realizou audiência pública na Câmara Municipal de Upanema, para tratar da real situação da barragem.

“Consideramos que é um dever do nosso mandato trazer aqui à Upanema os órgãos responsáveis pela barragem para explicar a real situação e, assim, tranquilizar e deixar a população a par de tudo”, diz Isolda.

Carlos Nobre, engenheiro agrônomo, técnico em barragem e Secretário Adjunto da SEMAHRN (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN), afirma que a barragem de Umari é segura: “A barragem é toda em cimento compactado justamente para dar maior segurança. Não há risco de rompimento”, explica.

Caramuru Paiva, diretor Geral do IGARN (Instituto de Gerenciamento das Águas do RN) afirma que o governo vem trabalhando para a segurança das barragens e que apesar de haver necessidade de uma manutenção, a situação de Umari não deve preocupar a população.

As sugestões de encaminhamento da audiência foram de solicitar a manutenção da barragem e a Construção da Lei de Segurança de Barragem em conjunto com a Frente Parlamentar das Águas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário