25 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:39
MOSSORÓ
25/06/2019 18:15
Atualizado
25/06/2019 19:03

PL visa fortalecer o SIM e comercializar produtos de Mossoró em todo o país

O projeto de Lei foi enviado pela prefeitura à Câmara Municipal. O objetivo é aperfeiçoar o Serviço de Inspeção Municipal dos produtos de origem animal e vegetal para que eles estejam aptos a comercialização em qualquer lugar do país.
É papel do SIM controlar a qualidade desses produtos, monitorando a higiene do processo e certificando com um selo de que podem ser comercializados.
FOTO: DIVULGAÇÃO/PMM

Nesta segunda-feira (24) a prefeita Rosalba Ciarlini enviou à Câmara Municipal de Mossoró (CMM) o Projeto de Lei nº 1212/2019, que tem como principal objetivo aperfeiçoar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) dos produtos de origem animal e vegetal.

O projeto prevê a facilitação da comercialização dos produtos de origem animal e vegetal de Mossoró para todo o país, uma vez que permitirá que o Município se integre com mais rapidez e segurança jurídica ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

O SISBI-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Com o SIM estruturado e integrado a esses sistemas, os produtos da terra estarão aptos a comercialização em qualquer lugar do país.

“O SIM foi criado, mas tinha muita coisa que não foi feita, como adequação da lei. Precisamos fazer isso com urgência, pois traz a regulamentação de todos os produtos de origem animal e vegetal e abre espaço de comercialização dos produtos de Mossoró para o Brasil todo, gerando emprego e renda.”, explicou Rosalba.

O Projeto de Lei deve ser analisado pelo Legislativo nos próximos dias.


SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL (SIM)

O SIM foi instituído pela Lei nº 3.027, de 16 de maio de 2013, e é responsável por fiscalizar e inspecionar os estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal e vegetal.

É papel do SIM controlar a qualidade desses produtos, monitorando a higiene do processo e certificando com um selo de que podem ser comercializados.

O Selo de Inspeção Municipal é a garantia de que os alimentos produzidos no município estão sendo feitos em local adequado e que não gere riscos à saúde dos consumidores.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário