29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
10/07/2019 19:24
Atualizado
10/07/2019 19:26

Em visita à Mossoró, Cônsul da China diz que vai investir no estado

Yan Yuqing, visitou, nesta terça-feira (9) a Agrícola Famosa, maior produtora de melão da América Latina, localizada em Mossoró. “Eu sei que aqui vocês têm muita energia solar e eólica, e recursos naturais, então eu vou em busca das maiores empresas chinesas para que juntos encontremos boas oportunidades de investimentos, esse é meu objetivo”, disse Yan.
A visita é resultado de uma aproximação promovida pelo Governo do Estado, mostrando o potencial e riquezas do RN, a fim de atrair empresas que possam investir no estado.
FOTO: IVANÍZIO RAMOS/ASSECOM/RN

A Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil, Yan Yuqing, visitou a Agrícola Famosa, localizada em Mossoró e a maior produtora de melão da América Latina, na tarde da última terça-feira (9).

Yan Yuqing havia chegado de Recife na manhã anterior, trazendo para o Rio Grande do Norte uma comitiva que deverá avaliar possíveis investimentos para o estado nos próximos dias.

A Governadora Professora Fátima Bezerra recepcionou pessoalmente a comitiva no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante na manhã da segunda-feira (8), de onde a Cônsul seguiu para Mossoró para a visita às fazendas.

Os secretários de Estado Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico) e Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca) participaram da visita da Cônsul, que também estava acompanhada do Cônsul Comercial Shao Weitong e Vice-cônsul He Yongwei.

A visita dos representantes chineses é resultado de uma aproximação promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Estivemos no consulado chinês em Recife duas vezes, mostrando o potencial e riquezas do nosso estado. Agora a Cônsul conseguiu trazer essa comitiva e vem junto muita coisa boa para o RN”, disse o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado.

Para a Cônsul Geral Yan Yuqing, a visita é uma oportunidade de estreitar as relações comerciais entre os dois países.

“Essa é minha primeira visita ao Estado. Eu sei que aqui vocês têm muita energia solar e eólica, e recursos naturais, então eu vou em busca das maiores empresas chinesas para que juntos encontremos boas oportunidades de investimentos, esse é meu objetivo”, explicou a Cônsul.

Yan Yuqing confessou que a visita à Agrícola Famosa foi um pedido pessoal. “Ouvi dizer que essa é a maior fazenda de melões do mundo. Para nós, chineses, isso é como um sonho”, declarou Yan.

“Então eu solicitei uma visita e eu espero que possamos também encontrar uma oportunidade de negociar”, concluiu a Cônsul.

A Agrícola Famosa possui 30 mil hectares de área total e cerca de 10 mil hectares de área produtiva, dos quais 70% estão localizados em território potiguar e 30% em área cearense.

Para o proprietário Luiz Roberto Barcelos, esta é a oportunidade perfeita para atingir o grande objetivo de exportar seu produto para a china.

Na fazenda onde crescem os melões do tipo Cantaloupe, Luiz Barcelos explica à Yan porque a fruta do RN é tão popular.

“O grande diferencial do melão de Mossoró é a nossa proximidade com o Equador, que possibilita o melhor clima possível. Além disso, o solo arenoso nos permite controlar a quantidade adequada de nutrientes”.

O Cantaloupe é o principal tipo em prospecção para o mercado chinês. Luiz apresentou ainda os melões do tipo Amarelo e Gaia. Ao todo, a Agrícola Famosa produz 7 tipos diferentes de melão.

Segundo o secretário de agricultura, pecuária e pesca Guilherme Saldanha, o Estado vem negociando a exportação do melão potiguar para a China há pelo menos 3 anos.

“A expectativa é de que ainda este ano o mercado seja liberado. Isso significa que a nossa exportação pode dobrar em um curtíssimo espaço de tempo. Em dois anos, poderíamos exportar duas vezes a quantidade de melão que exportamos hoje”.

A Agrícola Famosa já exporta para mercados como o britânico, holandês, alemão, italiano, português, espanhol, chileno e argentino. O assessor institucional Frederick Escócia explica que a empresa possui 15 certificações que atestam o rigoroso controle de qualidade do produto.

No “pack”, onde as frutas são higienizadas e embaladas, ele mostra o QR code presente nas caixas, através do qual é possível conferir onde foram produzidos os melões, em qual fazenda foram colhidos, quando cresceram, quais os produtos utilizados no plantio, etc.

O “Pack” visitado pela Cônsul Yan Yuqing possui cerca de 5 mil metros quadrados, onde trabalham 95 funcionários. Segundo Frederick, a produção aumenta a partir de junho, quando abre a “janela” de exportações para o mercado europeu.

“No mês que vem começamos a produzir para o verão da europa, que começa em agosto. Vamos reativar o nosso pack maior, onde trabalham 160 funcionários. Até fevereiro estaremos trabalhando para suprir esse mercado”, explicou.

A Agrícola Famosa chega a operar com 9 mil funcionários neste período. Frederick informou que a empresa possui 18 packs espalhados em 14 fazendas.

A última parada da visita foi nas estufas onde ocorre a semeadura das frutas. Em um processo automático, são plantadas 3 milhões de sementes por semana.

Durante 10 dias, as semenetes se desenvolvem nas estufas e, em seguida, as mudas são plantadas uma a uma nas fazendas, onde as frutas crescem por aproximadamente 60 dias. As fazendas geram cerca de 1 milhão de frutas colhidas por dia.

A visita foi acompanhada ainda pelos repórteres da China Central Television (CCTV) Liao Junhau e Cai Wei, e pela correspondente da Agência de Notícias da China, Zhao Yan.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário