23 ABR 2024 | ATUALIZADO 14:29
MOSSORÓ
Da redação
01/09/2015 06:55
Atualizado
14/12/2018 03:23

Para Prefeitura de Natal qualquer táxi de fora é clandestino

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, mesmo que se for placa vermelha com toda documentação em dia, ainda sim é considerado clandestino
Tribuna do Norte

A informação dada pelos taxistas intermunicipais de que entram e saem de Natal sem qualquer problema não bate com a verdade. Embora conheça a legislação, a reportagem foi tirar a prova e descobriu que perto da capital, as regras de Mossoró são muito generosas.

De acordo o diretor de fiscalização e vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Rogério Leite, qualquer táxi que não seja de Natal, não importa a cor da placa, é considerado clandestino. “Mesmos se for placa vermelha com toda documentação em dia, será considerado clandestino pois não é do nosso sistema”, destacou.

Segundo Rogério, a fiscalização funciona 24h e o condutor irregular recebe multa de R$ 358 na primeira abordagem e o dobro se for reincidente. “O objetivo é proteger o nosso sistema de transporte que é uma prerrogativa dos municípios”, destacou.

Para entrar em Natal com passageiro, o táxi não pode estar fazendo “lotação”. É necessário que ele entre e saia com os mesmos passageiros. “Se o táxi for abordado com passageiro, o motorista precisa mostrar um recibo com os nomes e outros dados das pessoas que estão sendo conduzidas”, explicou Rogério.

O diretor disse ainda que neste ano mais de 70 veículos, incluindo alguns de Mossoró, já receberam multa por estarem em desacordo com a lei municipal. “Se o passageiro precisa ir a um determinado lugar, o táxi tem de ficar esperando por ele porque se for pego captando passageiro será autuado”, disse.
 
 Mossoró

Ao contrário de Natal, a Prefeitura de Mossoró preferiu trabalhar com o diálogo, cedendo na maioria das regras. Aqui o taxista pode deixar o passageiro em qualquer lugar e ainda rodar pela cidade pegando encomenda. A única regra é não poder captar passageiros fora dos pontos determinados pela Semob em acordo com os taxistas.

A proposta da Prefeitura de Mossoró, assim como a de Natal, é proteger o sistema de transporte da cidade. Além da empresa de ônibus, o município tem 400 taxistas e 500 mototaxistas que têm direito a esses passageiros.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário