25 ABR 2024 | ATUALIZADO 08:06
ECONOMIA
Da redação
02/09/2015 06:58
Atualizado
13/12/2018 04:46

Empresa espanhola cria Centro de Serviços Eólicos em Mossoró

Centro conta com uma área de 2 mil metros quadrados para a armazenamento de peças de reposição e prestará serviços e manutenção aos setes parques eólicos existentes no Nordeste brasileiro.
Reprodução / Acciona

A empresa espanhola Acciona Windpower, dedicado à fabricação de aerogeradores, criou no município de Mossoró, um Centro de Serviços Eólicos para prestação de serviços e manutenção aos parques situados no Nordeste brasileiro, onde a companhia tem contratos firmados para o fornecimento de 264 turbinas, que somam, até o momento, um total de 792 megawatts (MW) de potência.

A novidade foi anunciada pelo grupo empresarial na terça-feira (01).

O novo Centro da Acciona conta com uma área de 2 mil metros quadrados para a armazenamento de peças de reposição, assim como outros 600 metros quadrados para escritórios, formação de pessoas e outras tarefas de suporte técnico.

De acordo com o diretor da Acciona Windpower no Brasil, Christiano Forman, o posicionamento geográfico e desenvolvimento econômico do município foram fatores importantes para a implantação do Centro.

 “O Centro de Serviços de Mossoró nos posiciona em perfeitas condições para fornecer o melhor atendimento pós-venda a nossos clientes, com instalações no Nordeste do País. Facilitará a capacitação técnica dos profissionais locais e representará, ao final, uma importante vantagem competitiva para nossa empresa”, disse Christiano Forman, diretor da Acciona Windpower no Brasil.

O quadro atual de funcionários deste centro de serviços é de 12 pessoas, que a empresa prevê duplicar no prazo de dois anos conforme entrarem em serviço todos os parques contratados.

Segundo a Acciona Windpower, o Brasil é um mercado importante já que representa 21,5% do total, seguido da África do Sul (10,2%), Turquia (4,3%) e Polônia (4%).

O Nordeste do Brasil concentra 71% dos contratos de fornecimento de turbinas da Acciona Windpower no País, 792 MW de um total de 1.119 MW, correspondentes a sete parques eólicos.

Um destes parques, em Areia Branca (90MW), já está em operação, e outro, em São Miguel do Gostoso (108 MW), em fase de construção. Ambos os parques são de propriedade da Voltalia e estão localizados no Rio Grande do Norte.

Para o mesmo cliente e no mesmo estado, estão os projetos Vila Pará (99MW) e Vila Amazonas (93MW), este último em construção e que conta com a participação da Chesf e Encalso.

A partir do centro de Mossoró também será prestado serviço para os complexos eólicos de Itarema I e II (207MW), empreendidos pela Rio Energy, no Estado do Ceará, e o de Lagoa do Barro-Queimada Nova (95 MW), de propriedade da Atlantic Energias Renováveis e da Actis, no Estado do Piauí.

A Acciona é uma das principais empresas espanholas, líder na promoção e gestão de infraestruturas, energias renováveis, industrial, água e serviços. Com um século de trajetória e reunindo mais de 30.000 profissionais, o grupo está presente em mais de trinta países dos cinco continentes.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário