24 ABR 2024 | ATUALIZADO 00:04
ESTADO
05/08/2019 12:01
Atualizado
05/08/2019 12:04

LabSis registra tremor de magnitude 5,8 próximo a Fernando de Noronha

O tremor foi registrado às 21h40 deste domingo (4). Apesar de boatos sobre risco de tsunami no litoral nordestino, o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, esclarece que este eventos com esse tipo de movimentação não têm potencial de gerar tsunamis.
Registro do evento sísmico na estação de Pedro Velho, no Rio Grande do Norte.
FOTO: RSISNE - LABSIS - UFRN

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) registrou um tremor de magnitude 5,8, às 21h40 deste domingo (4), no Oceano Atlântico.

O epicentro do evento sísmico aconteceu a 740 km de distância de Fernando de Noronha, 1100 km de distância do litoral Potiguar e 100 km a Leste do Arquipélago de São Pedro e São Paulo.

O evento foi registrado por várias redes sismográficas mundiais e também por aquelas operadas pelo LabSis/UFRN, que fazem parte da Rede Sismográfica do Brasil.

Nas redes sociais circularam mensagens que falavam do risco de um possível tsunami no litoral nordestino. Porém, o coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Aderson Nascimento, esclarece que não há risco nenhum de tsunami ou alterações no mar por causa deste tremor.

“Eventos sísmicos nessa região são comuns, pois trata-se de uma zona de borda de placas tectônicas. O hipocentro teve sua profundidade estimada em 10 km de profundidade e a movimentação da falha foi do tipo sem rejeito (deslocamento) vertical. Eventos com esse tipo de movimentação não têm potencial de gerar tsunamis. De qualquer maneira, é de vital importância o monitoramento desta região”, explicou.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário