05 MAI 2024 | ATUALIZADO 11:52
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO, COM INFORMAÇÕES DA SUPER TV
09/08/2019 12:52
Atualizado
09/08/2019 12:55

Primeira advogada trans de Mossoró recebe a carteira da OAB

Maitê Ferreira é a primeira advogada trans da cidade a receber a carteira e a segunda em todo o estado do Rio Grande do Norte. A solenidade de entrega das carteira da OAB aconteceu nesta quinta-feira (8), em Mossoró.
Primeira advogada trans de Mossoró e segunda em todo o Rio Grande do Norte, Maitê Ferreira recebeu a carteira da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), nesta quinta-feira (8), em solenidade na Subseccional de Mossoró.
FOTO: REPRODUÇÃO/SUPER TV

“Um marco que nós estamos cravando em toda a história da OAB Mossoró”, disse a presidente da Subseccional de Mossoró, Barbara Paloma, sobre a entrega da carteira da Ordem à primeira advogada Transexual da cidade.

Maitê Ferreira, de 24 anos, recebeu sua carteira na tarde desta quinta-feira (8), durante a solenidade, na sede da OAB Mossoró.

A jovem, além de ser a primeira advogada trans da cidade a receber a carteira, ainda é a segunda em todo o estado do Rio Grande do Norte.

Em entrevista à repórter Solange Santos, da Super TV, Maitê disse que passou por muitos momentos de medo e chegou a se sentir insegura sobre advogar, pois sentia a preconceito e a discriminação, mas que momento representa uma vitória pra ela e pra muitas outras pessoas.

“Esse momento representou uma vitória pessoal muito grande. Um vitória sobre o medo, sobre a insegurança que eu mantive durante nove meses, que foi o tempo que eu passei para a minha aprovação, em junho do ano passado. Eu não me sentia confortável em advogar. Sentia o preconceito, sentia a discriminação. Hoje eu percebo que essa vitória não é só pessoal, mas um momento que representa muita coisa, pra muita gente”.

A jovem advogada disse que espera sabe que receber essa carteira representa uma grande responsabilidade e espera poder corresponder a isso.

“Isso alegra meu coração, ao mesmo tempo que me coloca em uma posição que eu espero estar à altura do desafio que é ser a primeira advogada trans a receber essa carteira em Mossoró.”, disse.

Para Bárbara Paloma, a entrega da carteira da OAB à Maitê representa uma conquista da Ordem, que é responsável por muitas lutas em defesa dos direito adquiridos constitucionalmente, mas que ainda encontram barreiras para serem cumpridos.

“É um motivo de muita alegria e muita felicidade. É um marco que nós estamos cravando na história da OAB Mossoró, recebendo primeira advogada trans. A OAB é defensora do estado democrático de direito e luta sempre pela igualdade e pelas liberdades que estão previstas na nossa constituição, mas que, infelizmente, até os dias de hoje ainda encontramos tanto preconceito”.

Barbara ressaltou que a OAB recebe a nova advogada de braços abertos e torce para que ela continue travando suas batalhas e inspirando muitas outras advogadas trans que possam vir a partir de agora.

“Hoje nós estamos recebendo a Maytê de braços abertos e esperamos que ela faça um bom uso da sua carteira e continue defendendo todas as suas lutas e sua história e que ela deixe um legado para que novas advogadas trans sejam incentivadas e também venham a ingressar na Ordem, pois todas serão recebidas de braços abertos”, conclui.

Maitê Ferreira é natural da cidade Fortaleza, no Ceará, e mora em Mossoró desde os 16 anos de idade.

A jovem conseguiu o diploma de bacharela em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), onde também realiza o mestrado em Direito.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário