19 ABR 2024 | ATUALIZADO 22:33
ECONOMIA
COM INFORMAÇÕES DO G1
12/08/2019 10:58
Atualizado
12/08/2019 11:01

“Bife” para abelhas: biólogo do IFRN de Pau dos Ferros cria ração de baixo custo

A ração custa em média R$12 por colmeia e tem como objetivo ajudar os produtores a enfrentarem o período de estiagem, evitando a fuga das abelhas por falta de alimentos; saiba mais sobre aração.
FOTO: DIVULGAÇÃO/IFRN

Uma ração para abelhas desenvolvida no Rio Grande do Norte está garantindo a sobrevivência de enxames na região até mesmo no período de seca, quando normalmente os insetos abandonam as colmeias. O produto, conhecido como "bife", é barato e fácil de preparar.

E não foi só pelo formato que a ração ganhou esse apelido: o interesse do enxame sugere que, para as abelhas, ele possa ser o equivalente a um filé mignon.

O criador Euzir de Queiroz testou o produto e aprovou. Com o enxame garantido, ele produziu mais no período de chuvas por conta da alimentação garantida na estiagem.

O biólogo Antônio Abreu, professor do Instituto Federal de Pau dos Ferros, explica que ele simulou em estufas a vida dos enxames para evitar a fuga dos insetos durante o período sem chuva, o que gera um prejuízo para os produtores locais.

"Muitas vezes o apicultor não consegue fazer uma ração porque ou ele não encontra os ingredientes ou eles são muito caros", explica Abreu.

O professor testou diversos materiais, e a ração que garantiu melhor resultado foi a mistura de extrato de soja e albumina.

COMO FAZER

A receita padrão alimenta 6 colmeias. Os ingredientes necessários, que podem ser comprados facilmente em casas de suplementos alimentares ou farmácias, são:

20g de albumina

100g de extrato de soja

15 gotas de essência de baunilha

100 ml de xarope de açúcar (deve ser feito na proporção de dois para um, ou seja, 2 kg de açúcar para 1 litro de água).

Conforme vai misturando, a massa tem que alcançar uma consistência firme. Quando desgrudar da mão, a ração está pronta. Essa porção dura uma semana.

A recomendação é que, ao levar para o apiário, a massa esteja embrulhada em papel alumínio e que seja colocada sobre os quadros da colmeia.

O custo para cobrir todo o período de estiagem, que chega a 8 meses, fica em torno de R$ 12 por colmeia. E, segundo o professor, a taxa de abandono das abelhas é praticamente nula.

Os interessados podem conferir mais informações sobre o “Bife” no Portal do IFRN

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário