29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
ANNA PAULA BRITO
14/08/2019 11:27
Atualizado
14/08/2019 11:27

Mossoró poderá ser o primeiro município do Nordeste a se integrar ao SISB

O Selo de Inspeção Sanitária do Brasil é um certificado de qualidade, seguindo parâmetros e técnicas em nível municipal. O pedido oficial de integração ao SISB acontecerá durante a 21ª Festa do Bode. Caso o município consiga a certificação, terá autorização para a comercialização, em nível nacional, de produtos de origem animal e vegetal produzidos na cidade.
FOTO: REPRODUÇÃO

Nesta sexta-feira (16), durante a 21ª edição da Festa do Bode, acontecerá a solicitação oficial para a integração do Município de Mossoró ao Selo de Inspeção Sanitária do Brasil (SISB), que é um certificado de qualidade, seguindo parâmetros e técnicas em nível municipal.

“Nós estamos pleiteando essa certificação junto ao Ministério da Agricultura. A partir desta formalização do pedido, o Ministério irá enviar uma equipe de auditores do SISB para verificar se o município tem condições de receber o selo”, disse a médica veterinária do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Edinaidy Menezes.

A veterinária explicou que, caso o Ministério autorize o município a emitir o SISB, os produtos de origem vegetal e animal produzidos município, poderão ser comercializados, a nível nacional. Hoje, esses produtos só podem ser comercializados no âmbito do município, através do SIM.

“A partir da certificação, os produtos e empresas fiscalizados pelo SIM e que estiverem aptos, de acordo com as normas estabelecidas pelo ministério, poderão ter comércio em todo o território nacional”, explicou a veterinária.

Para Edinaidy, a integração ao SISB também será muito importante para o desenvolvimento econômico da cidade, visto que trará benefícios do pequeno ao grande produtor.

“Com essa ampliação da rede de comercialização para outros municípios, o pequeno produtor poderá aumentar sua capacidade, investir na sua empresa, gerar emprego e aumentar a renda. Nós acreditamos que empresas de fora também irão procurar se instalar na cidade, visto que mossoró terá esse atrativo, essa possibilidade de produzir e ter seus produtos inspecionados aqui, comercializados em todo o Brasil”, concluiu a veterinária.

Caso o selo seja aprovado, Mossoró poderá ser o primeiro município do Nordeste a se integrar ao SISB, sendo um marco para a cidade e para o Serviço de Inspeção Municipal.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário