23 ABR 2024 | ATUALIZADO 11:08
MOSSORÓ
14/08/2019 11:52
Atualizado
14/08/2019 11:52

Tradicional Festa do Bode de Mossoró começa nesta quinta-feira (15)

A festa segue até o sábado (17), com exposição de bovinos, caprinos, ovinos e equinos, no Parque de Exposições Armando Buá. A festa ainda contará com cursos, palestra e seminários, além de concurso de culinária, feira de artesanato, espaço gastronômico, apresentações artísticas e muito mais.
FOTO: ARQUIVO/MH

Começa nesta quinta-feira (15) a 21ª edição da Festa do Bode de Mossoró, reunindo cerca de 1.200 animais, entre bovinos, caprinos, ovinos e equinos, no Parque de Exposições Armando Buá.

Para este ano a expectativa de público é de mais de 60 mil pessoas, que deverão passar pelo parque de exposições durante os três dias de festa, que terá seu encerramento no sábado (17).

Além da exposição dos animais, a programação da Festa do Bode também contará com palestras, seminários, cursos e oficinas abertos ao público. As inscrições ainda podem ser realizadas, através do telefone: 3315-5189, das 7h às 13h.

A programação inclui ainda julgamento de animais, torneio leiteiro, concurso de culinária, feira de artesanato, espaço gastronômico, apresentações artísticas e culturais, estação tecnológica, entre outras atividades.

“A Festa do Bode é a segunda maior exposição agropecuária do nosso Estado, ficando atrás somente da Festa do Boi. Já consolidada no calendário de eventos como uma excelente oportunidade de realização de negócios, não só no campo da agropecuária, mas também no comércio, turismo e serviços. Importantes cursos e oficinas vão levar capacitação ao pequeno e médio trabalhador do campo, ampliando seus conhecimentos na utilização do leite e melhor aproveitamento das carnes”, enfatiza o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha.

A abertura oficial da 21ª Festa do Bode está prevista para a sexta-feira (16), às 19h, com a presença de autoridades, produtores e criadores rurais e sociedade civil.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CURSOS

15/08 (quinta-feira), das 7h às 11h / 13h às 17h

Consultoria Tecnológica e Treinamento em Processamento de Carnes Caprina,

Ovina e Suína. Turma I (08 horas) – 15 vagas

Instrutor: Francisco Hélio Andrade da Silva (Senai/Sebrae).

15/08 (quinta-feira), das 8h às 12h / 14h às 18h

Estratégias para a valorização de Carne e derivados de Caprinos e Ovinos (20 horas) – 20 vagas

Instrutores: Dra. Débora Andréa Evangelista Façanha; Dra. Jacinara Hody Gurgel Morais Leite; e MSc. Wallace Sóstene Tavares da Silva (Ufersa).

OFICINAS

15/08 (quinta-feira), das 8h às 12h

Painel de Custos de Produção de Caprinos e Ovinos

Instrutores: Cícero Cartaxo de Lucena (Embrapa Caprinos e Ovinos); e Klinger Aragão Magalhães (Embrapa Caprinos e Ovinos) – 15 vagas (agricultores).

16/08 (sexta-feira), das 7h às 11h / 13h às 17h

Consultoria Tecnológica e Treinamento em Processamento de Carnes Caprina,

Ovina e Suína. Turma II (08 horas) – 15 vagas

Instrutor: Francisco Hélio Andrade da Silva (Senai / Sebrae).

PALESTRAS

16/08 (sexta-feira), das 8h às 12h – 200 vagas

Cadeia produtiva da ovinocaprinocultura

O reuso da água na produção de forragem para ovinos e caprinos. Dr. Miguel Ferreira Neto, Engo Agrônomo, professor da Ufersa.

Principais enfermidades em caprinos e ovinos. Dr. Carlos Henrique de Souza, Médico veterinário, educador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN), consultor terceirizado do SEBRAE, cooperado da Cooperativa de Serviços Técnicos do Agronegócio e médico veterinário da Prefeitura Municipal do Alto do Rodrigues.

Mineralização para ovinos e caprinos: necessário para produção animal. Vitor Lucas de Lima Melo. Zootecnista, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal da Ufersa.

O potencial do cordeiro no desenvolvimento mercadológico da ovinocultura no Nordeste. Eng. Agrônomo, professor aposentado da Ufersa.

16/08 (sexta-feira), das 14h às 16h – 200 vagas

Desenvolvimento rural

Mercado institucionais, uma nova proposta de comercialização para os produtos da Agricultura Familiar. Fagner Brito, Engenheiro Agrônomo e Analista em Extensão Rural.

A importância da adesão dos serviços de inspeções municipais dos produtos de origem animal, ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI. Roberto Carlos Razera Papa, Superintendente Federal da Agricultura no Estado do Rio Grande do Norte – SFA/RN.

Sistemas de informações Geográficas como ferramenta de planejamento para o manejo da Meliponicultura. Victor Hugo Pedraça Dias, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência Animal e Analista em Extensão Rural.

Programa Estadual de produção e conservação de forragem. Marcos Fábio de Oliveira Pereira, Assistente em Extensão Rural.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA – ANCOC

15/08 (quinta-feira)

Até 12h: Entrada dos animais que vão a julgamento

A partir das 13h: Admissão Zootécnica

16/08 (sexta-feira)

A partir das 09h: Início dos julgamentos

A partir das 19h: Abertura Oficial da 21ª Festa do Bode

17/08 (sábado)

A partir das 09h: Continuidade dos julgamentos

18/08 (domingo)

Liberação dos animais

Jurados

Caprinos: Rodrigo Padilha (RN)

Ovinos: Clécio (CE)

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

15/08 – Augusto Silva e Forró dos Três.

16/08 – Forrozão Puxa Papai e Alyne e Dayvid.

17/08 – Nilson Viana e Forró com Ela.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário