28 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
16/08/2019 16:18
Atualizado
16/08/2019 16:18

Detran ministra curso de CVE para servidores da prefeitura de Natal

O curso de Condutor de Veículo de Emergência é uma exigência legal prevista no Código de Trânsito Brasileiro e vem sendo ministrado pela Escola Pública de Trânsito do Detran, aos servidores de vários órgãos no estado.
FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou uma nova capacitação gratuita no curso de Condutor de Veículo de Emergência (CVE).

O curso é realizado pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) e está sendo direcionado aos servidores da Prefeitura do Natal lotados na Defesa Civil, Guarda Municipal e na Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

No total, 25 servidores públicos estão sendo habilitados a conduzir veículos de atendimento emergencial, onde existe a necessidade de deslocamento em velocidade dentro do trânsito urbano ou rodoviário.

Nessa situação, os agentes aprendem procedimentos de condução que tornam o tráfego do veículo de emergência seguro, atendendo as normas e processos de direção defensiva, e demais itens relacionados com o tema.

Os instrutores da Eptran estão ministrando informações contidas em quatro módulos distintos que compõem a estrutura curricular do curso.

Nessa situação, os alunos passarão por instruções modulares em “Legislação de Trânsito”; “Direção Defensiva”; “Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social”; além de “Relacionamento Interpessoal”.

O Curso é uma exigência legal prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais precisamente no artigo 145, e é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução 168/2004, que determina a necessidade da capacitação para aqueles agentes que conduzem veículos do tipo policial, bombeiros, ambulâncias e outros.

As instruções ministradas pela equipe técnica-pedagógica da Escola Pública de Trânsito do Detran estão ocorrendo no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure), situado no bairro de Cidade da Esperança.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário