18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
11/09/2019 09:43
Atualizado
11/09/2019 09:43

Deputada quer que a pesca artesanal receba mais investimentos do estado

Segundo Isolda Dantas, a pesca artesanal gera 5 vezes mais empregos do que a pesca industrial e é preciso que esta atividade e o pescadores artesanais estejam na agenda de prioridades do estado.
FOTO: CEDIDA

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi debatida a situação e as demandas da pesca artesanal no estado, setor que sofre com insuficiências de políticas públicas que acabam por invisibilizar os pescadores artesanais.

A audiência aconteceu por iniciativa da deputada Isolda Dantas, em parceria com a Rede Mangue Mar e Fundo Sociambiental Casa Investindo em Cuidar.

O debate contou com a presença dos movimentos de pescadores , colônias de diversos municípios, além da subsecretaria da pesca do Governo do Estado do RN.

A ideia é buscar a parceria estado-sociedade para solucionar os problemas para a pesca. É preciso que a pesca e pescadores artesanais estejam na agenda de prioridades do estado.

A partir das demandas apresentadas, junto à comissão da Rede Mangue Mar, o mandato da deputada Isolda iniciará diálogos com a secretaria da pesca para tratar de subsídio acerca da inspeção de engenheiros navais nas embarcações de pesca artesanal e realizará também um seminário sobre o PECAFES para tratar do acesso da pesca artesanal ao programa.

“A pesca artesanal é um setor muito importante pro Rio Grande do Norte. Gera 5 vezes mais empregos do que a pesca industrial, importante tanto para o mercado como para a soberania alimentar. Discutimos não só as necessidades deste setor mas, também, soluções junto ao governo do estado, inclusive de forma que o Pecafes, programa de nossa proposição para aquisição de produtos da agricultura familiar, também abrace os pescadores artesanais”, diz Isolda.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário