29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
MOSSORÓ
Da redação
04/09/2015 13:23
Atualizado
14/12/2018 03:33

Mossoró reduz homicídios em 11,48% em oito meses

O levantamento, feito por uma Câmara Técnica de Mapemaneto de Crimes Violentos, também mostrou redução no número de homicídios no RN em 12,03%
Cezar Alves

Mossoró apresentou uma redução no número de homicídios em 11,48% entre janeiro a agosto deste ano em relação ao ano de 2014. No ano passado, até agosto, o município registrou 122 homicídios, enquanto que, no mesmo período deste ano, foram registrados 108 crimes de assassinatos.

As informações foram divulgadas esta semana pelo Secretaria de Segurança Pública do RN (Sesed) a partir de um levantamento feito pela Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos e Letais (CVLI).

Segundo levantamento da Câmara Técnica, o Rio Grande do Norte registrou pelo sétimo mês consecutivo redução nos índices de crimes violentos letais intencionais, o que não ocorria nos últimos dez anos.

No acumulado dos oito primeiros meses de 2015 a redução foi de 12,03% no número de CVLIs, caindo de 1.214 em 2014 para 1.068 este ano, o que representa 146 assassinatos a menos neste período. Em agosto deste ano, a queda nos índices de CVLIs chegou a 6,25%, quando comparado com o mesmo mês do ano passado, caindo de 144 mortes para 135.

Em Natal, a redução no número de crimes violentos letais intencionais foi ainda mais significativa, caindo de 395 mortes de janeiro a agosto de 2014 para 311 assassinatos no mesmo período deste ano, o que significa uma redução de 21,27%, ou seja, 84 assassinatos a menos na capital. A zona Sul apresentou a maior redução (-59,09%), seguido pela Leste (-20,37%), Norte (-15,72%) e Oeste (12,39%).

No acumulado dos oito meses de 2015, entres os tipos de CVLI, o homicídio ainda é o que predomina com 932 ocorrências, mesmo tendo uma redução de 10,04% se comparado com 2014, quando nesse período já havia registrado 1.036 casos deste tipo. Já os crimes de latrocínio, roubo seguido de morte, houve uma redução de 21,95% se comparado com os oito meses de 2014, caindo de 41 para 32 casos.

Na ocasião, a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) divulgou também os dados relativos ao número de mulheres assassinadas no RN. De janeiro a agosto, o número de Feminicídio reduziu em 77,14% no RN, caindo de 70 crimes desta natureza para 16 mortes.

A secretária Kalina Leite parabenizou os resultados do Governo do Estado do RN e avaliou o relatório estatístico apresentado pela Câmara Técnica.

“A queda nos índices de violência pelo sétimo mês consecutivo mostra que o governador Robinson Faria está no caminho certo ao priorizar a segurança pública com a valorização dos policiais, oferecendo melhores condições de trabalho e enfoque na eficiência. Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando com afinco para mostrar que podemos e vamos melhorar a segurança pública no Rio Grande do Norte”, disse a secretária Kalina Leite.

Câmara Técnica

Criada em fevereiro deste ano, a Câmara tem o objetivo de melhorar a inteligência sobre a investigação, prevenção e repressão dos crimes intencionais contra a vida. A Câmara Técnica de CVLIs é composta por membros efetivos indicados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, pelo Comando da Polícia Militar, pela Delegacia Geral de Polícia, Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e pelo Instituto Técnico e Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP).

Além destes membros, também são convidados a participar da Câmara Técnica representantes do Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde Pública, Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria Extraordinária da Juventude, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Defensoria Pública Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual de Direitos Humanos e da Cidadania, UFRN, UFERSA e UERN.

São considerados como CVLIs toda ação humana que visa a atingir fisicamente a outro, produzindo morte como resultado final imediato ou posterior em decorrência da natureza do ferimento causado.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário