23 OUT 2024 | ATUALIZADO 18:29
ESTADO
17/09/2019 07:42
Atualizado
17/09/2019 08:15

Fogo destrói mata perto do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Patu

Incêndio começou por volta das 15 horas desta segunda-feira (16) e os bombeiros trabalharam até de madrugada e não conseguiram controlar; Na manhã desta terça-feira, retomaram os trabalhos na Serra do Lima
Foto destrói a mata na região da Serra do Lima, em Patu-RN, desde às 15 horas desta segunda-feira, dia 16; Na manhã desta terça-feira, 17, o fogo voltou a crescer e o Padre Telmo pediu ajuda da população para tentar apagar usando baldes

Depois de quase 12 horas das chamas consumindo a mata na Serra do Lima, em Patu (RN), o fogo começa perder força. Na manhã desta terça-feira, ainda havia muita fumaça na região, que fica perto do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, considerada a 13ª Basílica do Brasil, que recebe religiosos e turistas de várias partes do mundo.

Este é o segundo grande incêndio que acontece na Serra de Patu este ano. Há poucas semanas as chamas consumiram uma área enorme de vegetação nativa.

Na tarde desta segunda-feira, quando o fogo começou a se espalhar devido aos ventos fortes, o prefeito Rivelino Câmara disse que acionou os bombeiros de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. Falou também com o comando geral, em Natal.

O senador Jean Paul Prates demonstrou preocupação com o quadro e também fez contato com o comando geral do Corpo de Bombeiros sobre a questão. Em Patu, centenas de voluntários estão tentando de todas as maneiras possíveis controlar o incêndio.

Segundo o capitão Lima Verde, do Corpo de Bombeiros, o fogo estava concentrado em um local de difícil acesso. Revela que "Tivemos que fazer um acero e esperar o fogo alto chegar mais próximo para combater", disse o capitão.


O combate parou na madrugada devido o difícil acesso no local. No entanto, na manhã desta terça-feira (17) os bombeiros militares já voltaram e estão trabalhando para controlar totalmente o fogo.

A fumaça ainda é vista em toda a área queimada. Na manhã desta terça-feira, 17, o Padre Telmo disse que amanheceu muita fumaça e logo o fogo voltou a aumentar na área que fica à esquerda do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis.

Ele convocou a população para atuar junto com o Corpo de Bombeiros no combate a estes novos focos de incêndio. 

Ainda não é possível dizer a dimensão da área atingida. Ninguém ficou ferido. Nenhum uma edificação, imóvel foi danificado. Apenas danos ambientais.

Incêndios

Ainda na noite de ontem os bombeiros militares combateram outros três incêndios, sendo um em Currais Novos e outros dois nas proximidades de Pau dos Ferros.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário