O Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), em levantamento divulgado neste mês, mostrou que houve queda no número de desempregados entre os jovens brasileiros no 2º trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018.
No entanto, o levantamento aponta, ainda, que apesar da diminuição do desemprego entre os mais jovens, esta é a faixa etária com a menor chance de ser contratada.
Com relação aos demais perfis de trabalhadores, houve crescimento no número de empregados entre aqueles com ensinos médio e superior.
Mais de três milhões de brasileiros ingressaram em cursos de graduação em 2018, segundo o Ipea, o que representa um crescimento de quase 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para especialistas, tal explicação está no aumento de cursos de Educação a Distância (EAD). Os cursos de bacharelado permanecem concentrando a maioria dos ingressantes da educação superior (58,0%), seguidos pelos cursos tecnológicos (20,9%) e os de licenciatura (20,5%).
Além de programas do governo que possibilitam acesso ao ensino de qualidade, como o financiamento do ensino superior (Fies) e o Programa Universidade para Todos ( Prouni ), por exemplo, o reforço vem, também, de programas privados como o Educa Mais Brasil 2020 que ofertam bolsas de estudo para cursos de ensino básico, técnico, de idiomas, graduação e pós graduação.