Na manhã desta quinta-feira (5) a Polícia Militar do Rio Grande do Norte formou uma nova turma de 600 estudantes, de 9 escolas de Mossoró, participantes do Programa de Educação de Trânsito nas Escolas (PROJETE).
A cerimônia aconteceu no ginásio Carecão, do Colégio Diocesano Santa Luzia, contando com a participação dos estudantes, professores e autoridades locais.
O Projeto foi iniciado em 2011, pelo Coronel Francisco Borges da Silva Neto, tendo sido reconhecido formalmente pelo Decreto nº 33.628 de 23 de maio de 2024.
O trabalho é voltado para crianças do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, de escolas públicas e municipais.
Desde o seu lançamento, o Projete já atendeu mais de 36 mil crianças em todo o estado. Somente no município de Mossoró foram cerca de 7 mil crianças beneficiadas.
O Objetivo do Projete, segundo o major Emerson Mendes, é preparar as futuras gerações para um trânsito mais seguro, por meio do ensinamento da legislação de trânsito, bem como da valorização do respeito à vida.
O secretário de segurança de Mossoró, Coronel Walmart Costa, explicou que o Projete chega às crianças logo no seu período de maior aprendizagem, fazendo com que elas carreguem esse ensinamento para o resto da vida.
Já a diretor pedagógica do CDSL, Glaudionora Silveira, umas das escolas parceiras no projeto, afirmou que trata-se de um trabalho extremamente rico, justamente por se tratar de uma formação para a vida, visto que, futuramente, esses serão os novos condutores que estarão atuando no trânsito.
Ainda segundo o major Emerson, apesar de atender apenas crianças dos anos iniciais, com os número positivos que o Projete vem apresentando, a expectativa é que ele possa ser ampliado para crianças maiores e até adolescentes.