Retomando a tradição, o poder Executivo se instalou no gabinete da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Centro da cidade.
O órgão funcionará no Oeste Potiguar, com autorização da Assembleia Legislativa, até segunda-feira (30), realizando uma extensa agenda de ações e rememorando os 136 anos da libertação dos escravos na cidade, realizada no dia 30 de setembro de 1883, cinco antes da Lei Áurea.
Durante a solenidade, a governadora Fátima Bezerra relembrou a importância da data para a história potiguar e a relevância da transferência do governo.
"Estamos resgatando uma tradição que foi perdida ao trazer o Governo para a UERN. Esse ato tem um simbolismo muito grande, pois representa a luta em defesa da educação pública e lembra que a cidade sempre proclamou o compromisso com a liberdade", afirmou a governadora.
Diante da comunidade universitária, a chefe do Executivo estadual voltou a afirmar o compromisso de fortalecer a UERN.
"A nossa universidade não representa um gasto, mas um investimento. Nós não mediremos esforços para expansão e fortalecimento da UERN", pontuou Fátima.
O reitor Pedro Fernandes destacou a importância de inserir a instituição na agenda do Governo em Mossoró.
"A instalação oficial do gabinete na UERN mostra o valor que a governadora dá para a educação e também que a instituição não é uma ilha, mas sim que é importante para as discussões do estado", concluiu o gestor.
Os pais do reitor, Paulo e Meire Ester Cantídio, entregaram um buquê de boas-vindas à governadora. A solenidade foi completada com a assinatura, pela governadora, pelo vice-governador Antenor Roberto e pelo reitor, do ato de transferência da sede e o descerramento da placa.
Até a próxima segunda-feira estão previstas a inauguração da nova sede do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), investimentos na cultura e na educação, além de ações nas áreas de saúde, direitos humanos e assistência social.
A solenidade na Reitoria da UERN foi acompanhada pelos deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco Medeiros e os secretários de Estado Francisco Araújo (Segurança Pública e Defesa Social), Alexandre Lima (Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas/Governo Cidadão), Pedro Florêncio (Administração Penitenciária), Guia Dantas (Comunicação), Gustavo Coelho (Infraestrutura) e Íris Oliveira (Trabalho, Habitação e Assistência Social).
Também estiveram presentes os diretores-gerais Crispiniano Neto (Fundação José Augusto) e Manoel Marques (Departamento de Estradas de Rodagem do RN), o comandante da Polícia Militar do RN, coronel Alarico Azevedo, a diretora-presidente da Datanorte, Rosângela Fonseca, o delegado-geral adjunto Odilon Teodósio e o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel bombeiro Marcos Carvalho.
A comunidade da UERN também foi representada pela vice-reitora Fátima Raquel, os presidentes da Associação dos Docentes (Aduern), Patrícia Barra, e do Sindicato dos Técnicos-Administrativos (Sintauern), Elineudo de Freitas, e a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes, Rachel Souza.