18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
MOSSORÓ
14/10/2019 16:07
Atualizado
14/10/2019 16:07

Liga Contra o Câncer realiza triagem gratuita em Mossoró

A triagem será realizada no próximo sábado (19), a partir das 8h, no Hospital da Liga Mossoroense (Unidade II), antiga Casa de Saúde Santa Luzia. O objetivo é diagnosticar sinais que possam indicar a presença do câncer de mama.
FOTO: DIVULGAÇÃO

No próximo sábado (19) a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) vai realizar mais uma triagem gratuita para diagnosticar sinais que possam indicar a presença do câncer de mama.

A ação será realizada a partir das 8h, no Hospital da Liga Mossoroense (Unidade II), antiga Casa de Saúde Santa Luzia, localizada na Rua Melo Franco, nº 238, Santo Antônio, em frente à praça dos hospitais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

No Brasil, esse percentual é de 29%, com estimativa de 59.700 novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018/2019, com um risco de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

“Em 90% dos casos de câncer de mama em nosso país quem faz o primeiro diagnóstico é a própria paciente. Através do toque, muitas vezes a mulher percebe um nódulo endurecido na mama e que em sua grande maioria não causa dor. Esse é um dos sinais que pode indicar a presença do câncer”, explica o Mastologista da LMECC, Dr. Dennys Fowler.

No ano de 2018, a LMECC contabilizou 136 novos casos em suas Unidades Hospitalares. Já a cidade de Mossoró registrou 35 óbitos decorrentes da causa básica da doença.

Mesmo com o alto índice de mortalidade, a doença proporciona grandes chances de cura, entretanto o tratamento tem de ser feito da forma correta.

Para participar da triagem basta comparecer à Liga Mossoroense no dia informado, com documento de identificação oficial e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

É importante ressaltar que é preciso apresentar exame de imagem realizado pelo menos nos últimos 6 meses ou encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que relatem alguma suspeita.

Durante a consulta, se o Médico Mastologista detectar algum sinal que indique a presença do câncer, irá encaminhar o paciente para realização dos demais procedimentos na própria LMECC.

A triagem é aberta a toda a população de Mossoró e região, desde que se apresente os requisitos necessários.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário