29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
SAÚDE
Da redação
18/03/2015 08:56
Atualizado
14/12/2018 10:07

Documentário retrata vida de marisqueira do Porto do Mangue

A mulher negra, viúva e mãe de 19 filhos é a protagonista do documentário produzido pelos estudantes da Ufersa, Francisco Bezerra e Chagas Santos.
Luana Laise / Assecom

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Ufersa lançaram na terça-feira (17), um documentário que conta a vida de uma senhora de 82 anos, que passou a vida dela catando mariscos em Porto do Mangue.

Titularizado de “Mulheres da Lama”, o filme artesanal, produzido pelos estudantes Francisco Bezerra e Chagas Santos, sob a coordenação do professor Luiz Gomes, faz parte da programação do II Seminário Educação do Campo promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Para o professor Gomes, o filme representa na sua simplicidade um rico material didático-pedagógico ao abordar questões como: etnia, gênero e a invisibilidade de pessoas mais simples não reconhecidas pela sociedade.

O filme, traduzido como “um simples olhar”, pelo roteirista Chagas Santos, possibilitou retratar a história de uma marisqueira, personagem da vida real para dentro da universidade. “Esse é o papel da academia na sua atuação de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou o aluno. A luta das mulheres marisqueiras deu-se pela necessidade de uma renda extra já que a vida de pescadores é de inúmeras dificuldades.

Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário