29 MAR 2024 | ATUALIZADO 18:35
ESTADO
18/10/2019 15:48
Atualizado
18/10/2019 15:48

Governo do RN prorroga prazo para adesão no Programa do Leite Potiguar

O PLP atende a 83 mil famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Norte. Ao todo, são distribuídos 5 litros de leite semanais por família, totalizando quase dois milhões de litros por mês.
FOTO: REPRODUÇÃO

Os prazos para adesão aos três editais que reformulam o Programa do Leite Potiguar (PLP) foram prorrogados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

Com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecope) na ordem de R$ 50 milhões anuais, o Programa atende a 83 mil famílias em situação de vulnerabilidade no Rio Grande do Norte.

Ao todo, são distribuídos 5 litros de leite semanais por família, totalizando quase dois milhões de litros por mês.

Com a reformulação, o Sethas quer ampliar a participação de produtores a distribuidores no PLP, explica a secretária da pasta, Iris Oliveira.

Para isso, está credenciando agricultores familiares e organizações desse segmento que possuam a DAP Jurídica (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e outros produtores para o fornecimento de leite bovino e caprino ao Programa.

O chamamento público também amplia a rede de distribuição para municípios e organizações da sociedade civil.

O prazo para credenciamento de agricultores familiares e organizações referentes ao edital 001/2019 foi prorrogado até o dia 08 de novembro de 2019.

O edital de chamamento público 002/2019 foi prorrogado para o dia 18 de novembro e é direcionado aos municípios interessados em firmar o Termo de Cooperação com a finalidade de qualificar e regularizar a execução, no âmbito territorial municipal, principalmente, a operacionalização da distribuição do leite fornecidos às famílias beneficiadas.

Já para ampliar a rede de distribuição, o edital 003/2019, direcionado a organizações da sociedade civil, também foi prorrogado até o dia 18 de novembro.

Os editais podem ser acessados através do site do Governo do Estado


PROGRAMA

O PLP é um programa de segurança alimentar do Governo do Estado com o objetivo de garantir alimentação a famílias em situação de extrema pobreza inseridas no Cadastro Único e com uma ou mais pessoas em idade de 1 a 7 anos e/ou idosos a partir dos 60 anos.

O PLP também incentiva a cadeia produtiva do leite em território potiguar. Fazem parte da cadeia, agricultores familiares, agropecuaristas e a indústria de laticínios através do apoio à produção, comercialização e industrialização e consumo do leite bovino e caprino de rebanhos de propriedades instaladas no estado. Atualmente, 38 municípios fazem parte do PLP.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário