Nesta quinta-feira (17) o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMER) realizou uma solenidade para entrega da Comenda “Professor Onofre Lopes da Silva” e a Comenda “Amigo da Medicina”.
Este ano, o Juiz Federal Orlan Donato Rocha foi homenageado com a Comenda “Amigo da Medicina”. O prêmio é entregue anualmente pela CREMERN para um profissional com atuação fora da área médica, mas que tenha realizado um trabalho importante para melhoria da saúde.
O juiz, da 8ª Vara Federal de Mossoró, foi escolhido para receber a homenagem pelos serviços prestados a saúde da população da região Oeste do Rio Grande do Norte, em função da intervenção judicial na APAMIM.
Durante a solenidade também foi entregue a Comenda “Professor Onofre Lopes da Silva” destinada aos médicos que, por atuação relevante na medicina norte rio-grandense, foram escolhidos pela comissão criada através da portaria do CREMERN 138/2019 para tal fim.
Foram homenageados com a comenda os médicos Maria do Carmo Lopes de Melo, Ana Maria de Oliveira Ramos, Júlio Cesar Cavalcanti da Rocha e Jeancarlo Fernandes Cavalcante.
Os Conselhos de Medicina prestam serviço à sociedade através da fiscalização e normatização da prática médica. Protegem não apenas a sociedade, mas também o médico que atua de forma ética.
A Comenda “Amigos da Medicina” aproxima o Conselho dos demais segmentos da sociedade que participam no cumprimento dessa importante missão.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, sendo a mesa formada pelo presidente do CREMERN, Conselheiro Marcos Lima de Freitas, o primeiro-vice presidente Marcos Antônio Jácome, segundo-vice presidente, Conselheiro Francisco Braga, o deputado estadual Bernardo Amorim, o secretário-adjunto da Sesap, Petrônio Espinelli, o Conselheiro Manoel de Freitas Nobre, o presidente da AMRN, Marcelo Cascudo e o representante do Sinmed/RN, Francisco das Chagas Bastos.
COMENDA PROFESSOR ONOFRE LOPES DA SILVA
O nome da comenda é uma homenagem ao médico Onofre Lopes da Silva. Ela recebeu esse nome pelo fato dele criar e instalar a Faculdade de Medicina, iniciando o processo de formar e qualificar médicos para atender às necessidades assistenciais da população do Rio Grande do Norte.
Dr. Onofre Lopes também foi responsável pela instalação e fez funcionar o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, sendo o primeiro Presidente do Conselho.