18 ABR 2024 | ATUALIZADO 18:25
ESTADO
22/10/2019 08:36
Atualizado
22/10/2019 08:48

“É preciso investir em saúde preventiva para diminuir as chances de acidentes”

A deputada Isolda Dantas solicitou ao Detran campanhas de conscientização sobre uso do capacete. Ela justificou o pedido com base nos alto índices de acidentes, principalmente em cidades do interior, onde a população não tem o hábito de usar o equipamento, bem como o fato desses acidentes lotarem os hospitais regionais como o HRTM.
FOTO: JOÃO GILBERTO

Preocupada com o alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, a deputada Isolda Dantas está solicitando ao governo estadual, através do Detran, a realização de campanhas educativas para a utilização do capacete nas cidades do interior do Estado.

A parlamentar inclusive já promoveu audiência pública em Mossoró para debater o problema.

“Durante a audiência, foi deliberado pelos participantes a necessidade de realização de uma grande campanha de conscientização para o uso de capacetes direcionada ao interior, especialmente nos municípios menores. Devido a questões culturais, os moradores das pequenas cidades, por anos, aboliram o uso do capacete ao conduzir motocicletas”, afirmou Isolda.

A deputada afirmou que a falta do hábito é tão arraigada, que o fato de alguém usar capacete, não raro, causa grande estranheza na população das cidades pequenas.

“Isso tem contribuído significativamente para ocorrências de acidentes fatais em várias pequenas cidades, dispensando o condutor do equipamento de segurança mais importante de quem conduz motocicleta, estando completamente exposto a lesões fatais ou que deixem sequelas permanentes”, preocupa-se a deputada.

Isolda citou que a grande ocorrência de acidentes tende a aumentar os atendimentos de traumas nos hospitais regionais, como o Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró.

“O número de fatalidades ou graves ferimentos tem causa concreta com a situação da saúde, sendo necessário investir em saúde preventiva para diminuir a chance de acidentes acontecerem, por isso a importância da campanha”, justificou Isolda Dantas.


Notas

Publicidades

Outras Notícias

Deixe seu comentário